Acadêmicos de Gestão AMBIENTAL PARTEM A CORSAN



No dia 06 de maio de 2017, a turma de Bacharelado de Gestão Ambiental 2016- Uergs- unidade Três Passos-RS, fez uma visita técnica na Estação de Tratamento de Água- ETA-Corsan de Três Passos-RS, a fim de saber como funciona a estação de tratamento e suas etapas, para entendimento da aula de Química Ambiental, ministradas pela professora Fernanda Hart Weber.

O abastecimento de água do Município de Três Passos-RS, a captação superficial das águas do Rio Erval Novo, no interior do município, na localidade de ERVAL NOVO que através de adutoras, encaminham a água bruta para a estação de tratamento de águas (ETA)

O Processo de tratamento da água é constituído das seguintes etapas:

1. Captação: É constituída pelo conjunto de bombas e motores, que possibilitam a retirada de água do Rio Erval Novo, para o tratamento que é realizado na cidade de Três Passos.

2. Coagulação: Consiste na adição e dispersão do sulfato de alumínio (coagulante) na água para a sua floculação, o qual é adicionado no ponto de maior agitação. Quando a água chega à estação através do Salto hidráulico é adicionado Sulfato de alumínio e adiciona o cal para elevar o ph da água e alcalinidade. A vazão naquele momento de visitação variava em torno de 80-90mc³/s.

3. Floculação: É o agrupamento (união) de partículas, formando os flocos, a qual se realiza nos floculadores.

4. Decantação: É o processo no qual ocorre a deposição de material floco em suspensão, sedimenta no fundo do tanque pela ação da gravidade realizada nos decantadores e água decanta.

5. Filtração: Consiste em passar a água através de substancias porosas (areia, seixo e antracito), filtros capazes de reter os flocos que passam sem decantar-se, ou outras impurezas. Na visita foi demonstração como é feita a limpeza do filtro.

6. Correção de PH: Dá-se com adição na água filtrada de uma solução de leite de cal, Ca (OH), hidróxido de cálcio, a fim de torná-la neutra (ph=7) evitando sua corrosividade.

7. Cloração e Fluoretação: Nesta etapa final do tratamento da água, adiciona-se cloro gasoso, (Cl) para a sua desinfecção, (eliminação de bactérias patogênicas). Na fluoretação adiciona-se composto de flúor na água, o qual é benéfico ara a prevenção da cárie dentária.

Lembrando que quando a água chega à estação a turbidez (partículas em suspensão na água) está em torno de 40%, já no processo de decantação a turbidez está em torno de 8 á 9%, nesse processo de clarificação da água, logo após é feito uma análise para verificar a adição de flúor e cloro, para desinfecção da água. No período de inverno ou chuvas freqüentes aonde a água esta mais turva, aonde se tem muita matéria orgânica na água captada, é adicionada o cal para elevar o ph, pois se encontra em média 5,5 levemente ácida, já no verão o tratamento é efetuado somente com sulfato de alumínio.



São feito teste e anotações sobre qualidade físico/químico (quantidade de cloro,flúor,ferro,manganês, dureza da água entre outros)e anotados em uma planilha de monitoramento, para verificar material usado no tratamento da água, como para recompor estoque. Já alguns testes como residuais de metais pesados, agrotóxicos são encaminhados para a Central analítica de Porto Alegre-RS, aonde são realizados os testes.

A ETA de Três Passos, conta com um sistema de Telemetria, de forma informatizada, onde se pode verificar a porcentagem (%) do volume de água nos reservatórios elevados, enterrado e recalque, a pressão que existe dentro da canalização, observando vazamento de água na rede, um sistema que facilita o abastecimento de água à população.

A visita técnica à ETA proporcionou um conhecimento prático das fases de tratamento, facilitando o entendimento sobre as etapas do tratamento da água, explicações que trouxe esclarecimentos e iremos utilizar em várias disciplinas da gestão ambiental.






Imagens de tema por luoman. Tecnologia do Blogger.