Corpo Docente

maio 25, 2018

QUEM É QUEM NA UERGS?
Esta página é destinada para uma breve introdução de quem são os professores que trabalham no Campus Regional IV da Uergs. Para saber mais sobre o Professor, acesse o link do Lattes.


UERGS TRÊS PASSOS
Prof.ª Dr.ª Bárbara Estevao Clasen


Pós-doutora, doutora e mestra em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica pela UFSM; graduada em Farmácia - Análises Clínica pela UNICRUZ; graduada em Agronomia pela UFSM. Atualmente é professora adjunta na Uergs. Experiência em estudos de contaminações ambientais (pesticidas, metais...), seus efeitos em plantas e animais através de avaliações de estresse oxidativo, atividades enzimáticas e biologia molecular. Pós-doutorado em Ciência do Solo com estudos sobre a biologia do solo.








Prof.ª Dra. Divanilde Guerra

Pós-doutora júnior pela UFRGS; doutora em Fitotecnia - Melhoramento e Biotecnologia Vegetal pela UFRGS; mestra em Fitotecnia - Concentração Plantas de Lavoura; graduada em Agronomia pela UFRGS. Atualmente é professora adjunta na Uergs. Atua principalmente nos seguintes temas: Melhoramento genético vegetal por técnicas tradicionais e marcadores moleculares em cereais e fruticultura. Agroecologia e manejo e produção agroecológica de espécies frutíferas e olerículas.




Prof.ª Dr. ª Danni Maisa da Silva






Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (2000), Mestrado em Agronomia (2002) e Doutorado em Ciência do Solo (2015), pela mesma instituição. Atuou como extensionista rural, pela EMATER/RS-ASCAR, por cerca de 7 anos. Atualmente é Professora Adjunta em Ciência do Solo na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Unidade Três Passos, nos Cursos de Agronomia e Bacharelado em Gestão Ambiental.





Prof. Dr. Eduardo Lorensi de Souza





Pós-doutor, doutor e mestre em Ciência do Solo pela UFSM; graduado em Agronomia pela UFSM; graduado em PEG - Formação de Professores pela UFSM. Atualmente é professor adjunto na Uergs. Tem experiência na área de agronomia, com ênfase em ciência do solo, manejo e conservação do solo e da água, microbiologia e biologia do Solo, Agroecologia, emissões de gases de efeito estufa e mudanças climáticas, agricultura de baixo carbono; sistema de plantio direto; sucessão e rotação de culturas em sistemas forrageiros.





Prof.ª Dr.ª Fernanda Hart Weber




Possui graduação em Química Industrial de Alimentos pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1998), mestrado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial pela Universidade Federal de Pelotas (2001) e doutorado em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Tecnologia de Grãos e Cereais, Segurança Alimentar e Nutricional, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia de alimentos, alimentos seguros.





Prof.ª Dra. Luciane Sippert



Doutora em Letras pela UFRGS; mestra em Educação nas Ciências pela Unijuí; especialista em Atendimento Educacional Especializado pela FAISA; graduada em Letras pela Unijuí. Atualmente é professora na Uergs.  Tem experiência na área de Letras e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua Portuguesa, Linguística Sistêmico-funcional, língua e ensino, leitura, relação texto e gramática, produção textual, letramento, linguagem e crenças no ensino de Língua Portuguesa, formação de professores, planejamento, avaliação, pesquisa em educação.





Prof. Dr. Marciel Redin




Pós-doutor, doutor e mestre em Ciência do Solo pela UFSM; graduado em Agronomia pela UFSM. Atua como professor na Uergs. Tem experiência na área de: Agronomia: solos - biologia e microbiologia do solo, uso manejo e conservação do solo, plantas de cobertura de solo, plantio direto, fixação biológica de nitrogênio, decomposição, técnicas isotópicas (13C e 15N), modelagem ciclos biogeoquímicos do C e N; Gestão Ambiental: recuperação de áreas degradadas, compostagem, contaminantes de solo.






Prof. Dr. Márlon de Castro Vasconcelos





Possui graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura plena pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (2003), mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e doutorado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Atua na área de Ecologia aquática com ênfase em classificação ambiental de rios; gestão de recursos hídricos e comunidades de invertebrados aquáticos.




Prof. Dr. Mastrângello Enivar Lanzanova





Doutor em Engenharia Agrícola pela UFSM; mestre em Ciência do Solo pela UFSM; graduado em Agronomia pela UFSM. Atualmente trabalha como professor na Uergs. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo e Conservação do Solo, Integração Lavoura-Pecuária, e Agroecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo do solo, plantio direto, adubos verdes, erosão e compactação do solo.






Prof. Me. Ramiro Pereira Bisognin
Graduado em Engenharia Ambiental (2008) com Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (2012) e Mestrado em Tecnologia Ambiental (2012) pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil - Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria. Possui experiência em tratamento de efluentes, gerenciamento de resíduos sólidos, remediação de solos contaminados por hidrocarbonetos, licenciamento ambiental e gestão de projetos ambientais. Trabalhou como: analista ambiental na Brasil Foods - BRF (2008-2010); bolsista de pesquisa CAPES na UNISC (2010-2012); engenheiro ambiental na Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento do RS (2012-2014); e engenheiro ambiental na Fundação Estadual de Proteção Ambiental do RS - FEPAM (2014).



Prof. Me. Robson Evaldo Gehlen Bohrer







Doutorando em Engenharia Civil pela UFSM; mestre em Tecnologia Ambiental pela UNISC; especialista em Engenharia de Segurança do trabalho pela UNISC; graduado em Engenharia Ambiental pela UNISC. Trabalha como professor na Uergs. Atua na área de engenharia com ênfase em Drenagem Urbana de Águas Pluviais, Instalações Hidráulico-Sanitárias, Resíduos Sólidos, Domésticos e Industriais, Técnicas Convencionais de Abastecimento e de Tratamento da Água.








UERGS SÃO LUIZ GONZAGA
Prof.ª Dra. Cláudia Hernandes Ogeda




Doutora em Ciências Biológicas-Bioquímica pela UFRGS; mestra em Ciência dos Alimentos pela UFSC; graduada em Farmácia Bioquímica Ênfase Tecnologia de Alimentos pela UFSC. Atualmente é professora adjunta na Uergs.  Tem experiência nas áreas de Ciência e Tecnologia de Alimentos de Origem Vegetal, Tecnologia de Fermentações e Enzimologia, com ênfase em Valor Nutritivo de Alimentos, Química, Física, Físico-química e Bioquímica dos Alimentos e das Matérias Primas Alimentares.






Prof.ª Ma. Édila Dutra da Silva

Mestra em Ensino de Ciências pela ULBRA; especialista em Matemática e em Supervisão Escolar pela UNIVALE; graduada em Matemática pela UNISC; graduada em Curso de Ciências pela UNIVALE. Atualmente é professora da Uergs. Tem experiência na área de Ciências Exatas e da Terra, com ênfase em Matemática, Educação Matemática, Lógica Matemática, Geometria Algébrica. Atuou nas pesquisas: Utilização de Jogos e Desafios no Ensino de Matemática em Turmas do Ensino Fundamental, e A Matemática Financeira como Vetor do Ensino.




Prof. Me. Eugenio Farias Marques Portela




Mestre em Desenvolvimento, Gestão e Cidadania pela Unijuí; especialista em Comércio Exterior pela Unijuí; graduado em Engenharia Agronômica pela UPF. Atualmente é professor assistente da Uergs. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Elaboração e Análise de Projetos, atuando principalmente nos seguintes temas: estudo de sistema agroalimentar, mercado e comercialização de commodities agrícola, sistema de produção em integração lavoura-pecuária e associativismo e cooperativismo.






Prof.ª Dra. Fernanda Leal Leães





Doutora em Biologia Celular e Molecular pela UFRGS; mestra em Ciência e Tecnologia dos Alimentos pela UFSM; graduada em Química Licenciatura Plena e em Química Industrial pela UFSM. Atualmente é professora adjunta da Uergs. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Microbiologia de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: controle de qualidade de alimentos, compostos antimicrobianos, Análises Toxicológicas de Alimentos e Microbiologia de alimentos.





Prof.ª Dra. Karla Joseane Perez




Doutora em Ciências Biológicas-Microbiologia pela UFMG; mestra em Microbiologia Agrícola e do Ambiente pela UFRGS; especialista em Tecnologia e Controle de Qualidade de Alimentos pela UPF; graduada em Ciências Biológicas pela UNOESC.  Atualmente é professora adjunta da Uergs. Sua linha de pesquisa transita entre Investigação da capacidade de invasão intestinal de S. Enteritidis causadora de surtos alimentares no RS e comparação com demais sorovares de Salmonella.







Dr. Marcelo Vieira Migliorini




Doutor e mestre em Química pela UFRGS; graduado em Bacharelado e Licenciatura em Química pela UFPEL. Atualmente é professor adjunto de ciências químicas da Uergs. Tem experiência na área de Química, com ênfase em cromatografia gasosa bidimensional abrangente, biomassa, produção e caracterização de bio-óleos, líquidos iônicos.














Ma. Percila Silveira de Almeida





Doutoranda em Educação pela UFSM; mestra em Ciências da Educação pela UFPEL; graduada em Pedagogia pela FURG. Atualmente é professora assistente na Uergs. Atua na área de didática, filosofia da educação e sociologia da educação, formação de professores e educação de jovens e adultos. Participa dos projetos de pesquisa: Espaços e Tempos Escolares como reguladores nos Jovens Alunos; Educação de Jovens e Adultos-docência, formação, políticas e processos pedagógicos.





Dra. Rita Cristine Basso Soares Severo



Doutora e mestra em Educação pela UFRGS; especialista em Psicopedagogia pela URCAMP; graduada em Pedagogia - Licenciatura Plena pela URCAMP. Atualmente é professora adjunta na Uergs. Tem experiência na área de Educação Superior nos Cursos de Especialização, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos Culturais, Juventudes, Identidades e formação docentes. Participa do projeto de pesquisa Espaços e Tempos Escolares como Reguladores dos Jovens-Alunos.






Prof. Dr. Rafael Meirelles




(LATTES)

Engenheiro Agrônomo, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com mestrado e doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente, é professor adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, na unidade de São Luiz Gonzaga-RS. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Entomologia Agrícola, Apicultura e Meliponicultura, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia e biologia de polinizadores, manejo orgânico, controle biológico de pragas, seletividade, diversidade e manejo integrado.










Dra. Taís Schmitz



Pós-doutora em Educação pela Universidade do Minho-Portugal; doutora em Educação pela PUCRS; mestra em Educação pela Unisinos; especialista em Gestão Escolar pela UCB; graduada em Pedagogia pela UNILASALLE. Atua como professora adjunta na Uergs. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Gestão e Políticas Educacionais e Formação Docente.

Imagens de tema por luoman. Tecnologia do Blogger.