Sessão Solene da Câmara comemorou os 15 anos da criação da UERGS



Sessão solene da Câmara de Vereadores, realizada na noite de quinta-feira, 17, foi comemorativa ao 15º aniversário da UERGS – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, criada em 2001, pelo governador Olívio Dutra.

A sessão solene foi presidida pelo vice-presidente em exercício, vereador José Antônio Caetano Braga (PP), tendo em vista a licença do presidente, vereador Reni Rodrigues Lopes (PMDB). A mesa foi composta também pela vereadora secretária da Mesa Diretora, Maria de Lourdes Matzenbacker (PP), o secretário adjunto de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia do Estado, prof. Renato de Oliveira, pasta a que está vinculada a UERGS, o prefeito Junaro Figueiredo, a reitora Arisa Araújo da Luz e o diretor do Campus 4 da Universidade Estadual, prof. Mastrângelo Enivar Lanzanova. Estavam presentes, os vereadores Sidney Brondani e Paulo Cesar Trindade Garcia (IPP), Celestino Stragliotto e Nodir Maronese (MDB), Clóvis Henrich da Veiga (Sdd), Eni Araújo Malgarim (PT) e Enderson Rocha de Morais e Adão Schmidt (PDT). O plenário estava lotado por representantes de entidades, autoridades municipais, professores e alunos da UERGS. 
HOMENAGEM - Em nome da Câmara, a vereadora Maria de Lourdes Matzenbacker, proponente da homenagem, fez pronunciamento em que, além de destacar a importância da Universidade Estadual e sua integração na comunidade de São Luiz Gonzaga e da região, fez um relato da estrutura atual da UERGS na Unidade de São Luiz Gonzaga. Assinalou a importância de sua participação na condução de São Luiz Gonzaga a um novo momento, usando as ferramentas da tecnologia. Lembrou que a instalação do curso de Agronomia no próximo ano e a construção da sede própria, vão assegurar a expansão da universidade nesta região. 
SUPERAÇÃO - O prof. Mastrângelo Enivar Lanzanova, diretor do Campus 4 da Universidade Estadual, lembrou que a UERGS, nos 15 anos de sua existência, foi marcada pela superação de limitações determinadas por orçamentos reduzidos, graças ao empenho maiúsculo da comunidade acadêmica – professores, acadêmicos, funcionários e comunidade. Apesar disso, instalada em 24 polos do Estado, já se credenciou entre as melhores universidades do RS e do Brasil, em todos os rankings elaborados até agora. Citou que a Unidade de São Luiz Gonzaga está entre as que mais oferecem resultados. 
AGRADECIMENTOS - A reitora da UERGS, Arisa Araújo da Luz, fez um pronunciamento de agradecimento ao secretário adjunto Renato de Oliveira, presente na história da Universidade desde a sua fundação. Agradeceu o apoio do prefeito Junaro Figueiredo e dos mandatários anteriores, da Câmara de Vereadores, das entidades locais e regionais e citou que o dia 17 de novembro, data da sessão solene da Câmara, era para ela e seu esposo Paulo Balbueno da Luz, uma data duplamente festiva, os 15 anos da Uergs e os 32 anos de seu casamento. Confiou que jamais faltará motivação e trabalho para que a Universidade Estadual construa o seu futuro, até porque na sua curta história, aprendeu a suportar, superar e vencer dificuldades e credenciar-se como referência de qualidade no Ensino Superior no Brasil.
CUMPRIMENTOS - O prefeito Junaro Figueiredo pronunciou-se para expressar os cumprimentos oficiais do Município à UERGS, destacando a sua importante participação na vida acadêmica de São Luiz Gonzaga e da região. Registrou que a Administração Municipal tem feito a sua parte para dar à Unidade desta cidade, o apoio necessário à sua expansão e cumprimento de objetivos. Agradeceu a presença do secretário adjunto de Ciência e Tecnologia, Renato de Oliveira, pela sua presença em São Luiz Gonzaga esta semana, não só para participar das justas homenagens aos 15 anos da UERGS, mas também do lançamento do movimento pró-criação de um Polo Tecnológico nesta cidade, através de parceria entre URI e UERGS. 
PESQUISA TECNOLÓGICA - Finalmente, fez uso da palavra, o prof. Renato de Oliveira, secretário adjunto de Ciência e Tecnologia do Estado. Em seu pronunciamento ,lembrou a figura do senador gaúcho Paulo Brossard de Souza Pinto, que disse: “Um Estado que não consegue ter uma universidade estadual, deveria voltar à condição de Território”. Desta forma, esse homem público gaúcho colocou todo o seu prestígio pessoal em favor da UERGS, que certamente foi fundamental na persistente e decidida caminhada percorrida ao longo de 15 anos para construir nossa universidade, cujo nome original era “Universidade Estadual Gaúcha Sepé Tiaraju”, mas que teve seu nome substituído pelo atual, por razões que desconhece, salientou Renato de Oliveira. Sua manifestação foi uma rara demonstração de didática e conhecimento científico, percebido em uma manifestação de improviso, mas articulada por uma construção facilmente assimilada pelo público presente, embora a profundidade dos conceitos emitidos.
Apoiador convicto da UERGS, Renato de Oliveira disse na sua fala, que a Universidade Estadual manteve ao longo de seus 15 anos, sua principal característica, o seu sentido mais profundo, que é a resistência no propósito de vincular-se a um projeto de desenvolvimento do Estado, vinculado às raízes que revelam a identidade gaúcha. Salientou que a UERGS é a grande articuladora nas pesquisas em torno do Rio Grande do Sul, graças ao vínculo com as comunidades onde atua. Quanto a sua qualidade, citou que é reconhecida em todo o Brasil, graças a sua exemplar classificação nos rankings. De passagem, deu conhecimento que o curso de Engenharia de Automação, mantido pela UERGS, é o melhor do País, nessa área. 
Considerou a construção da sede própria em São Luiz, uma tarefa legítima, mas mais importante é a integração da UERGS, por exemplo, com a Coopatrigo, que deve agregar valor à nossa produção e conquistar mercados. Para ele, os olhos gaúchos devem estar voltados para a construção da “nova economia”, baseada em conhecimento e não somente em trabalho. No fechamento de seu discurso, evocou Sepé Tiaraju, para lembrar que “esta terra tem dono”. 
Feitos os pronunciamentos, ocorreu a solenidade de entrega de diploma a UERGS, alusiva a homenagem e de um buquê de flores à reitora Arisa Araújo da Luz. Em seguida, foi realizado jantar de confraternização no Restaurante Cantina. 
Imagens de tema por luoman. Tecnologia do Blogger.