Confecção de Maquetes pela turma de Agronomia em Desenho Técnico

novembro 27, 2016

A intenção é criar condições para um ensino prático-reflexivo nas diversas áreas epistemológicas, através de atividades que possam fomentar nos alunos competências e habilidades profissionais de sistematização, de observação, de reflexão, de pesquisa e de inovação. (CARVALHO, 2010, p.3-4). 
A turma 2016 do curso de bacharelado em Agronomia da unidade Três Passos, como atividade final da disciplina de desenho técnico, ministrada pela professora Édila Dutra da Silva, construiu maquetes com materiais reciclados e alternativos de instalações de uma granja. Esta, precisava ter: uma pocilga para criação de pelo menos cinco porcos, uma horta para subsistência familiar, uma estufa de plantio de morangos para comércio e um aviário que pudesse acomodar 1000 aves para abate, a residência da família e demais construções que cada grupo considerasse importantes. 
As medidas necessárias para cada obra foram pesquisadas pelos acadêmicos e só então foram elaborados os projetos de construção e decidida a melhor escala para a maquete.
A maquete da granja precisou ter projeto de implantação no terreno e planta interna da casa. 
Os trabalhos apresentados foram muito bem projetados e as maquetes primaram pela criatividade e beleza. No dia da apresentação foi solicitado aos grupos que escrevessem uma parágrafo sobre o trabalho realizado.

Obs: Deem os devidos créditos para as imagens.













































Grupo: Douglas, Eduardo Canepelle, Jocieli e Patrícia
A maquete possuía: 1 chiqueiro, um aviário, uma casa, um silo para o armazenamento de grãos, uma estufa para a produção de morangos e uma horta para subsistência da família.
“Não tivemos dificuldades para montar a maquete, conseguimos colocar na prática o que aprendemos em aula. ”

Grupo: Daiane, Natália, Patrícia, Scheila e Tiele. 
“ O objetivo da nossa maquete foi de representar como uma pequena propriedade pode desenvolver diversas atividades de forma organizada, sustentável e utilizando recursos renováveis. ”
A maquete possuía: uma estufa para a produção de morangos orgânicos, um aviário, um chiqueiro para a produção de subsistência dos porcos, horticultura, gado de corte, uma cisterna e pastagens.

Grupo: Elói, Gabriela, Thaniel, Letícia e Rafael
 “A confecção da maquete foi de grande importância. Utilizamos materiais como isopor, cartolina, papel crepom, tinta, terra, galhos, por conta de serem de fácil acesso. Gostamos desta proposta de trabalho, por conta de se prático, agregando conhecimento diferenciado. ”

Grupo: Cassiano, Fabio, Geovani, Mateus e Ricardo
 “Achamos a experiência proveitosa. Tivemos a oportunidade de nos juntar com os colegas e fazer o planejamento de uma propriedade! Levaremos de experiência para a vida toda. Encontramos dificuldades para encontrar os materiais necessários para confeccionar a maquete, porém nos divertimos montando-a. “

Grupo: Andersson, Arthur, Eduardo B., Marcos e Lucas
 “ Aprendemos na prática como dimensionar, montar e fazer. Tivemos noções de medidas e tamanhos. Tivemos dificuldades para aplicar na maquete, as escalas e o tipo de material a ser utilizado. ” 

Grupo: Camila, Everton, Guilherme, Jéssica, Luana e Talia
“O objetivo de nossa maquete foi de retratar uma pequena propriedade rural, que utilizaria seus recursos para subsistência e como forma de obter recursos. Foi interessante confeccionar. Não foi tão difícil montar a maquete, o que foi difícil foi a planta baixa e a planta, porém, foi uma experiência muito boa.








Imagens de tema por luoman. Tecnologia do Blogger.