[ARTIGOS DE OPINIÃO] Enquanto as mulheres sofrerem caladas, a violência doméstica não deixara de existir
Enquanto as mulheres sofrerem caladas, a violência doméstica não deixara de existir [1]
Luciane Sippert[3]
[1] Artigo de opinião escrito no Componente Curricular “Leitura e Produção Textual”.
[2] Acadêmicas do Curso de Pedagogia – 1º Semestre – UERGS - São Luiz Gonzaga.
[3] Professora-orientadora.
A violência doméstica contra mulher ainda está muito presente em nossa sociedade atual. Tendo em vista que o machismo ainda predomina e o medo faz com que as mulheres se calem e não procurem seus direitos.
Culturalmente, o machismo tem predominado em nossa sociedade. Pois, ainda nos dias atuais, muitos homens de alguma forma ainda pensam que tem o domínio sobre as mulheres, agindo com certa superioridade. E assim, quando elas não aceitam essa condição, sofrem violência moral ou até mesmo física por parte destes.
Diante da pressão cultural e do medo que as mulheres têm de se expor e de que as leis existentes hoje não sejam tão eficazes para protegê-las, muitas acabam se omitindo e sofrendo caladas. Sendo assim, mesmo que indiretamente acabam contribuindo para que essa violência continue existindo.
Dessa forma, podemos concluir que enquanto as mulheres não obtiverem coragem para enfrentar seus agressores ou para buscar ajuda, a violência continuará existindo, a iniciativa para mudar essa realidade deve partir das próprias vítimas.