[ESPECIAL FORMANDOS] Micaeli Berwaldt Saul Longhi compartilha suas experiências e temática do seu TCC

Esta matéria foi pensada para que houvesse a divulgação dos TCC's apresentados pelos acadêmicos (temática, objetivos gerais, alguns resultados e demais informações) e para que houvesse a interação com os demais acadêmicos, e que os formandos deixassem a sua mensagem final aos que ficam na universidade.

Desta forma, você acompanha abaixo o primeiro relato e a terceira formanda, a Micaeli Berwaldt Saul Longhi.



GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE EM CONSULTÓRIOS ODONTOLÓGICOS NO MUNICÍPIO DE TRÊS PASSOS/RS

Por Micaeli Berwaldt Saul Longhi
RESUMO: O gerenciamento dos resíduos de saúde merece atenção, pois a gestão inadequada desses resíduos pode gerar efeitos adversos para o meio ambiente e à saúde pública. Os resíduos de serviços de saúde (RSS) são divididos em grupos, sendo eles Grupo A, B, C, D e E, compostos por resíduos biológicos, químicos, radioativos, comuns e perfurocortantes, que devem ser descartados seguindo normativas da ANVISA e do CONAMA. Os geradores de RSS devem possuir o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), que tem como intuito planejar as formas de gerenciamento, acondicionamento e disposição dos resíduos gerados nos estabelecimentos de prestação de serviços de saúde, logo os consultórios odontológicos também devem possuir esse plano. Diante de tal relevância, o presente trabalho teve como objetivo avaliar o gerenciamento dos resíduos de saúde em diferentes consultórios odontológicos do município de Três Passos/RS. O estudo foi desenvolvido com metodologia quali-quantitativa, por meio da aplicação de um questionário a 28 consultórios odontológicos particulares do município do total de 46 consultórios, com o intuito de caracterizar os tipos de resíduos de saúde gerados, quantificar o volume e identificar as formas de disposição final. Obteve-se conhecimento que os principais resíduos de saúde gerados nos consultórios são pertencentes ao Grupo A, de resíduos biológico. Somente 10 consultórios forneceram as informações sobre o número de pacientes e o volume de resíduos de saúde gerados, portanto foi feita uma média de 155 pacientes e volume de 81 litros de resíduos. Foi identificado também que os profissionais possuem pouco entendimento sobre as formas de disposição final dada para os resíduos pela empresa responsável pela coleta dos RSS. Dos consultórios estudados sete não possuíam PGRS. Desta forma, fica evidente a necessidade de uma maior atenção em relação as formas de gerenciamento de resíduos de saúde, para o atendimento as legislações vigentes.

ORIENTADOR: Prof. Me. Ramiro Pereira Bisognin



1- O que achou da Universidade e qual a sensação de estar se formando?

A UERGS além de ser uma Universidade de ótima qualidade, com excelentes profissionais, tornou-se uma família. Só tenho a agradecer por todo o aprendizado e por todas as conquistas que tive nesses 4 anos e meio junto a essa Universidade.

Sensação de dever cumprido, de metas atingidas e de um grande sonho se tornando realidade.

2- Mensagem para quem está no curso

“Sem sonhos, a vida não tem brilho. Sem metas, os sonhos não têm alicerces. Sem prioridades, os sonhos não se tornam reais.”

Augusto Cury


Imagem relacionada
Imagens de tema por luoman. Tecnologia do Blogger.