Projeto Alimento: Tempero da Vida finaliza atividades de 2018

dezembro 19, 2018


 Fig.1 Turma 20- Oficina de elaboração de sal de ervas condimentares.

O Projeto Alimento Tempero da Vida concluiu as atividades no último dia 14 de novembro com a oficina sobre ervas condimentares, para os alunos concluintes do ensino médio do curso Normal do Instituto de Educação Érico Veríssimo. Este projeto foi construído a partir da necessidade de se trabalhar a alimentação saudável com os jovens alunos da escola. . Esta necessidade da escola foi apresentada ao Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Município de Três Passos e acolhida pelo mesmo, por vir de encontro a uma das competências do conselho, conforme consta no capítulo II artigo 3ª inciso VII do regimento interno do Conselho Municipal de Segurança alimentar e Nutricional de Três Passos - CONSEA “Estimular práticas alimentares e estilos de vida saudáveis”.
O conselho municipal de Segurança Alimentar e Nutricional foi criado em 2014 pela LEI N° 5.038, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2014  e está vinculado a Secretaria Municipal de Assistência Social de Três Passos, desde  a sua criação vem buscando promover atividades e impulsionar ações de  segurança alimentar e nutricional no município. 
A coordenação dos trabalhos do projeto de extensão Alimento: Tempero da vida, na escola foi realizado pelas professoras Francielly Bazanella Justen e Fátima Bavaresco. A execução das atividades práticas foram realizadas pela Emater e a Uergs,  através da Extensionista Laurice Gelatti Diniz e da Professora Dra. Fernanda Hart Weber com o apoio dos alunos bolsistas do curso de agronomia, Vanini Korb, Luis Felipe de Mello Anjos, Gabriela Schmitz Zamboni e Eduardo Canepelle.
A necessidade de trabalhar a educação alimentar foi percebida pelos educadores do Instituto de Educação Érico Veríssimo e dos conselheiros que compõem o COMSEA. Dentre vários fatores, o interesse em desenvolver este trabalho decorreu principalmente porque as informações a respeito do tema são superficiais, a população brasileira está cada vez mais com sobrepeso e obesa, em todas as faixas etárias e as famílias simplesmente não sabem o que fazer com esta realidade. Outro aspecto que também influencia os hábitos alimentares errôneos é a falta de tempo das famílias para elaborar cardápios mais saudáveis, preparar as refeições em conjunto, em função das inúmeras atividades profissionais e pessoais de todos os integrantes familiares.  Observando-se o documentário “Muito Além do Peso”, que aborda esta questão, verifica-se na prática cotidiana o efeito devastador da mídia sobre a alimentação incorreta de crianças e adolescentes, pois a todo instante elas são surpreendidas com propagandas bem elaboradas e atrativas de alimentos ultraprocessados, que são sem dúvida, os de pior qualidade nutricional.
O projeto de extensão Alimento: Tempero da vida foi realizado através de um conjunto de ações de preparo (modo de fazer), resgate de alimentos das culturas regionais, cultivo de alimentos (hortas domésticas) e plantas condimentares com ênfase na agroecologia. Estas práticas tiveram o objetivo de fortalecer as relações sociais no âmbito familiar, escolar e comunitário.

        Fig. 2 - Palestra inicial, com a temática da alimentação saudável

Uma das primeiras ações foi a elaboração de um diagnóstico para conhecer os componentes da alimentação familiar dos alunos, que foi realizado juntamente com os pais e avós. Foram analisados hábitos de produção de alimentos, refeições, uso de condimentos naturais e ou processados e a existência ou não de hortas familiares.
 Cientes desta problemática e a partir das respostas dos alunos a coordenação do curso normal juntamente com a equipe de trabalho do projeto definiram as oficinas a serem trabalhadas. Foram preparadas algumas refeições com os alunos, no intuito de contribuir com a alimentação dos alunos e seus familiares. Também se promoveu intercâmbio entre a família e a escola com atividades desenvolvidas na escola, em casa e o compartilhamento das ações em redes sociais.

Fig. 3 Turma 10 - Oficina de elaboração de cucas e bolacha de melado.

 Valorização de cultura alimentar

As atividades desenvolvidas durante a execução do projeto vêm de encontro ao fortalecimento das atividades culturais ligadas a alimentação, e a valorização do ato de preparar alimentos, conforme diz o Guia alimentar para população brasileira (2015) do Ministério da Saúde: “O enfraquecimento da transmissão de habilidades culinárias entre gerações favorece o consumo de alimentos ultraprocessados. No Brasil e em muitos outros países, o processo de transmissão de saberes entre as gerações vem perdendo força e as pessoas mais jovens possuem cada vez menos confiança e autonomia para preparar alimentos. As razões para isso envolvem a desvalorização do ato de preparar, combinar e cozinhar alimentos como prática cultural e social.” A falta de tempo dos pais em função das rotinas de trabalho é outro fator que tem contribuído para a perda deste hábito de preparações culinárias, o resgate da cultura do saber fazer alimentos é fundamental para uma alimentação melhor e mais equilibrada, tanto do ponto de vista da tecnologia de alimentos como também da nutrição. Da mesma forma o apelo midiático que atinge principalmente crianças e jovens, os quais se constituem o público-alvo da publicidade de alimentos por exercerem influência na hora da compra das famílias e também porque estão formando hábitos de consumo que poderão prolongar-se pelo resto de suas vidas.


Fig. 4 - Oficina de pão, bolo e rosca de polvilho   
  Fig. 5 - Oficina de lácteos e Kefir


É necessário educar as crianças para apreciar a boa comida e o ato de preparar as refeições. Aproximar os filhos da cozinha de onde são preparados os alimentos, fazer deste espaço um momento de encontro das diferentes gerações da família, compartilhar saberes e sabores. Ensinar os mais jovens a preparar comidas simples, compartilhar as boas memórias de infância relacionadas à alimentação. Fazer com que o ato de preparar os alimentos se perpetue através dos filhos, assim como aprendemos com nossos pais.

 Fig. 6 Turma 30 - Oficina de ervas condime ntares.

Ao finalizar esta etapa do trabalho e considerando que estes jovens do curso do Normal da escola Érico Veríssimo serão os educadores do futuro, acredita-se que com esta ação coletiva pode ter contribuído com o despertar  destes jovens para  formar hábitos alimentares mais saudáveis em crianças e jovens que irão fazer parte de sua caminhada  profissional.

Laurice Gelatti Diniz
Extensionista Rural
Vice presidente do CONSEA Três Passos
Fernanda Hart Weber
Professora  Dra  - Uergs Três Passos



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