A leitura e suas várias faces
A leitura e suas várias faces
Texto publicado no Jornal Novo Noroeste em 22 de Abril de 2016 |
Semana passada participei do lançamento do Projeto “A leitura permite ter mil vidas”, na Escola Estadual de Ensino Médio Professor Raimundo Almeida, de Sede Nova. Foi um momento muito marcante, pois além de matar a saudade de todos, conhecer pessoas novas, tivemos a oportunidade de vivenciar momentos incríveis relacionados à leitura, que me inspiraram escrever esta coluna.
As experiências que temos com a leitura vão nos constituindo seres pensantes, criativos, críticos, sonhadores, que sabem se relacionar com os outros e com o mundo a nossa volta. Muito antes de aprendermos a ler, já vivenciamos experiências de leitura mesmo no ventre materno quando nossa mãe lê para nós intencionalmente ou mesmo sem intenção e começamos a interagir com este mundo mágico. Como escreve o poeta Elias José “Um livro/É uma beleza/É uma caixa mágica/só de surpresa”. As crianças sabem muito bem o que é isso! Basta observar os olhos de uma criança enquanto escuta ou lê uma história...é um misto de encantamento e admiração. Pena que este gosto pela leitura muitas vezes ao invés de ir se intensificando vai se perdendo...ou se transformando...
Embora nossos jovens não mantenham com regularidade a leitura de livros, podemos perceber que eles leem...e muito. Acordam e já estão com o celular acessando as redes sociais para se inteirar do que está “rolando”, além de lerem textos verbais e não-verbais, estão interagindo diariamente com textos multimodais, isto é, que trazem imagens e palavras conjuntamente, estão interagindo com placas, outdoors, rótulos, folders, propagandas dos mais variados gêneros. Assim, não é possível dizer que não leem, pois como já dizia Paulo Freire “A leitura da palavra se abre como possibilidade de leitura do mundo, espécie de “palavramundo”.
O que eu gostaria de chamar a atenção, no entanto, é que se além deste tipo de leitura nossos jovens começassem a ler mais jornais, revistas, livros impressos e online eles estariam descobrindo outras faces da leitura e com isso também entenderiam que podemos assumir diferentes posturas ante um texto: ler buscando informações, ampliando conhecimentos, fazer estudo do texto e especialmente vivenciar a leitura fruição, por prazer, conhecer outros mundos e viver outras vidas sem sair do lugar.
A leitura é um exercício que se faz com o corpo quieto, mas com a mente agitada. Desta forma, precisa ser exercitada, praticada, começando pela decodificação da escrita, depois adestrando o olho para enxergar mais do que uma letra de cada vez, mais do que apenas uma palavra, para atribuir significado às expressões, para entender o que lê.
Uma das maiores contribuições da leitura também está no desenvolvimento das nossas competências relacionadas à escrita, pois pela prática da leitura conseguimos nos movimentar com mais desenvoltura no mundo da escrita. Começamos a entender o significado: dos sinais de pontuação; das letras maiúsculas e minúsculas; das margens do texto; da construção de um repertório de enredos; dos personagens; de argumentos; de raciocínios e de conceitos de diferentes áreas de conhecimento.
Cada palavra está cheia de segredos, cheia de associações, permite inúmeras interpretações... uma palavra leva a outra, e mais outra, e mais outra, e a gente vai seguindo adiante, atravessando passagens de sombra e de luz... Para iniciar esta viagem, basta dar o primeiro passo e aventurar-se por este universo de palavras, cuja chave é a leitura, pois como já
dizia nosso saudoso Mário Quintana “Os verdadeiros analfabetos são aqueles que aprenderam a ler e não leem.”
Desejo uma boa viagem a todos!!!Ótimas leituras!!!
sippert.luciane@gmail.com