Unidade da Uergs de São Luiz Gonzaga promove Formação para Merendeiras de Escolas da Rede Municipal de Rolador, Mato Queimado e Caibaté
No dia 27 de abril a Unidade da Uergs em São Luiz Gonzaga promoveu formação em Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, destinada às merendeiras da rede de ensino municipal dos municípios de Rolador, Mato Queimado e Caibaté.
Atividades como esta são de grande importância, pois a merendeira escolar tem um papel fundamental na qualidade da merenda que será oferecida aos alunos. Além de ser responsável por oferecer refeições bem preparadas e sem riscos para a saúde, a merendeira pode ser capacitada para se tornar uma excelente educadora alimentar, junto com os professores da escola. Ao preparar e servir a merenda, essa grande profissional pode ajudar a orientar os alunos na formação de bons hábitos alimentares. Além disso, os profissionais ligados à produção de refeições devem incorporar à sua prática diária um conjunto de ações voltadas para o controle de qualidade dos alimentos.
A formação foi organizada a partir da demanda das Secretarias Municipais de Educação dos municípios, sendo que a Unidade local da Uergs pretende continuar desenvolvendo ações semelhantes na região.
Assim, a UERGS – Unidade São Luiz Gonzaga visa atender as demandas da comunidade na qual está inserida e auxiliar para a melhoria da qualidade da refeição escolar, buscando proporcionar aos profissionais responsáveis pela merenda, o incentivo à educação alimentar, ambiental, sanitária e a servir-se dela como instrumento na prática, no processo ensino/aprendizagem das ciências naturais, bem como, oportunizar a formação de cidadãos responsáveis e atuantes na comunidade em que vivem.
Foram responsáveis pela formação as ministrantes Profa. Dra. Fernanda Leal Leães e a Tecnóloga em Agroindústria Flávia Dornelles, juntamente com a acadêmica do Curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Thais de Matos Marques. Também participaram da ação as nutricionistas dos três Municípios envolvidos: Joana Ten Caten de Mato Queimado, Lisiane Sphor de Caibaté e Aline Holz de Rolador.
Ministrantes e participantes da formação. |