Acadêmicos da Uergs entregam a Sartori documento pedindo atenção e prioridades
Foto: Voltaire Santos |
Por ocasião da visita do governador José Ivo Sartori a Tapes, na região, quinta-feira (2), quando fez a entrega aos Municípios de Sentinela do Sul e Tapes das obras de revitalização das rodovias ERS 715 e ERS 717, acadêmicos da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), fizeram a entrega, em mãos ao governador de um documento formal, contando dos serviços prestados pela universidade em âmbito geral.
No documento de quatro páginas, os representantes dos demais alunos e da Unidade de Tapes, externam num breve relato de fatos, a presença e a importância da Uergs para o contexto sócio ambiental.
De acordo com Éderson Gustavo de Souza Ferreira, que preside o Diretório Acadêmico da Unidade em Tapes, e que também é o coordenador Geral Diretório Central dos Estudantes da Uergs, mais o representante Discente nos Conselhos Superiores da Universidade (Consun e Conepe), a iniciativa tem por objetivo de mostrar ao governador Sartori dos relevantes trabalhos da Uergs em Tapes e região; bem como a sua função primordial vem obtendo resultados importantes, no cenário local e regional, dentre eles à pesquisa acadêmica, no quesito do meio ambiente.
Neste dia, juntamente com Éderson Ferreira, estavam a também aluna e atual secretária do Meio Ambiente, Veridiana Rodel.
LEIA ABAIXO O DOCUMENTO
Tapes, 02 de Fevereiro de 2017.
Ilmo. Senhor
José Ivo Sartori
Governador do Estado do Rio Grande do Sul
A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Uergs, criada em 10 de julho de 2001 e inserida em diversas regiões do Estado, através de ações voltadas ao atendimento de sua missão “Promover o desenvolvimento regional sustentável, através da formação de recursos humanos qualificados, da geração e da difusão de conhecimentos e tecnologias capazes de contribuir para o desenvolvimento econômico, social, cultural e ambientalmente sustentável das diferentes regiões do Estado” mostra-se cada vez mais inserida nas regiões, desempenhando um papel destacado no ranking do ensino superior.
A avaliação do MEC, divulgada em 2015, onde foram avaliados mais de 230 universidades em relação à graduação, a Uergs se destaca na 30ª posição nacional e 6ª posição no ranking estadual. Na avaliação do ensino superior nos países do BRICs, que compreende Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, a Uergs ocupa a 151º na classificação geral e 3ª posição na classificação estadual.
A Universidade representa uma política pública estadual de fundamental importância para as regiões onde está inserida, promovendo condições de desenvolvimento regional através da formação de recursos humanos e realização de projetos voltados as demandas regionais.
Além do investimento indireto recebido pelas regiões através da formação de pessoas e realização dos projetos, a Universidade através das bolsas disponibilizadas aos acadêmicos contribui para a permanência desses em seus municípios de origem, auxiliando a diminuição da emigração populacional. Bem como auxilia aqueles que migram de outras regiões e até mesmo de outros estados.
A evolução da oferta de vagas e o efetivo preenchimento, demonstra o valor recebido das regiões e o crescente reconhecimento de sua excelência acadêmica. Destacamos o processo de ingresso do ano de 2016, com a oferta de 1.465 vagas ofertadas em 17 cursos de graduação nas 23 Unidades, para as quais atingimos aproximadamente 25.000 inscritos. O que mostra a grande procura e inserção da Uergs em todo nosso estado. Das vagas ofertadas, 99,7% foram preenchidas.
A Unidade da Uergs em Tapes, vem desde o ano de 2002, contribuindo com a região. A formação de profissionais de pedagogia, no ano de 2006, levou ao mercado de trabalho aproximadamente 60 profissionais qualificados para a educação de crianças, jovens e adultos. Sendo um dos pontos fortes e ao mesmo tempo preocupante da região, os cuidados com o meio ambiente para sua conservação e preservação, a partir do ano de 2006 a Unidade passou a oferecer o Curso de Tecnologia em Meio Ambiente, considerando o amadurecimento da Universidade bem como da Unidade, e na busca por atender as demandas locais e regionais, o curso passou por atualizações até culminar no atual curso de Bacharelado em Gestão Ambiental, o qual forma profissionais capacitados para atuar diretamente na região.
O impacto causado pela inserção da Universidade na região, pode ser identificado através dos diversos projetos implantados e em processo de implantação. A exemplo citamos:
O projeto de “Educação Ambiental” – realizado em 2006 na região, contemplou a conscientização e formação de multiplicadores de ações sustentáveis, com a participação das escolas de ensino fundamental e médio da rede pública.
O “ Projeto Catando Renda” envolve 17 carroceiros e 15 recicladores que trabalham com a coleta e reciclagem dos resíduos, beneficiando renda para mais de 32 famílias gerando renda e garantindo sustentabilidade para uma população de 16.629 habitantes, apoiado e gerenciado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
A elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico: Eixo Drenagem Pluvial e Resíduos Sólidos, realizando o Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos, em 2013.
Desde de o ano de 2015, a Unidade passou a ofertar o seu primeiro curso de especialização, através do qual vem desenvolvendo projetos de pesquisa que visam a contribuir com diversas demandas da região, destacando os estudos voltados às Rotas Ecológicas nos Butiazais de Tapes, que contribuirão com o “Projeto da Rota dos Butiazais” a ser implantado pela Prefeitura Municipal de Tapes.
Ainda visando identificar o impacto da Universidade na Região, podemos citar diversos exemplos de egressos de relevada importância no aspecto de contribuição no reconhecimento dos recursos locais e consequente desenvolvimento da região.
Dentre estes temos, secretários municipais de meio ambiente, secretários municipais de agricultura e meio ambiente, coordenadores de eventos ecológicos, professores de instituições de ensino superior público, proprietários de empresas de consultoria ambiental, chefe do serviço de vigilância sanitária (departamento municipal de vigilância sanitária e ambiental) e funcionários em demais cargos voltados às questões ambientais.
Mediante a clara contribuição da Universidade para o desenvolvimento do Estado, diante da situação financeira do Estado do Rio Grande do Sul a Universidade vem buscando recursos externos para atendimento de suas demandas prioritárias visando a manutenção dos serviços prestados a comunidade, bem como para o seu avanço.
Destacamos, porém que a Universidade possui necessidades prioritárias a serem atendidas para que continue contribuindo de forma efetiva para seu desenvolvimento, dentre as quais listamos:
- Ampliação e reposição das bolsas acadêmicas da Universidade.
Pela Universidade disponibilizar 50% de suas vagas para alunos carentes, as bolsas que a Universidade oferece, são de grande importância para seu desenvolvimento institucional, assim como para a permanência dos acadêmicos em suas Unidades de lotação.
- Processo de contratação de professores substitutos - contratação de professores substitutos está prevista na legislação e são vagas temporárias e que não oneram o Estado.
- Construção do Campus Central em Porto Alegre – Liberação de recursos provenientes do Tesouro do Estado equivalentes à aproximadamente R$ 1.000.000,00 para a realização da construção do Campus Central.
- Ampliação de espaços – Devido a limitação de espaços que algumas unidades enfrentam atualmente dificuldades, é de extrema importância viabilizar a interveniência junto a Secretaria Estadual de Educação no sentido de ampliar os espaços ocupados pela Uergs juntos as escolas estaduais.
Dessa forma, como Representante Discente nos Conselhos Superiores da Universidade – Consun e Conepe, Presidente do Diretório Acadêmico da Unidade em Tapes e, como Coordenador Geral do Diretório Central dos Estudantes da Uergs, entrego o presente documento ao Exmo. Governador do Estado, Senhor José Ivo Sartori com a solicitação de que garanta condições, tanto para a manutenção como para novos investimentos na Universidade, uma vez que essa é uma conquista do povo gaúcho e que vem contribuindo para o desenvolvimento regional e consequentemente para o Estado.
Éderson Gustavo de Souza Ferreira
Presidente Diretório Acadêmico Unidade em Tapes
Coordenador Geral Diretório Central dos Estudantes da UergsRepresentante Discente nos Conselhos Superiores da Universidade – Consun e Conepe