Acadêmicos realizam dia de campo em propriedades de São Luiz Gonzaga
Na sexta-feira (23/06/2017), os estudantes do curso de Agronomia da Uergs em São Luiz Gonzaga realizaram uma visita técnica em duas propriedades do município do setor olerícola (cultivo de legumes). Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o manejo da olericultura, uso de tecnologias na agricultura e cuidados com o preparo dos produtos destinados ao mercado.
Na primeira visita, organizada pela Cooperativa de Trabalho em Serviços Técnicos (Cooptec), em conjunto com a Uergs, os acadêmicos conheceram o assentamento “28 de Maio” e foram recepcionados por Aldair de Souza, da Cooptec, e Juliano Rodrigues, um dos responsáveis pelo local. Na ocasião, foram relatadas as trajetórias dos agricultores, desde o acampamento até a conquista da área onde, atualmente, residem e trabalham com suas famílias.
De acordo com Juliano, através do incentivo dado pela cooperativa, foi possível iniciar a produção leiteira, que, posteriormente, foi expandida para a produção de hortaliças e morangos. O assentado ainda relatou sua preocupação em usar somente produtos naturais no controle de pragas e doenças em sua propriedade. “Foi bom mostrar um lado da reforma agrária que muitos alunos não conheciam: a produção de alimentos para a cidade”, ressalta Juliano.
Após a visita ao assentamento, os alunos conheceram a propriedade do agricultor Paulo Rosner que, através de sua atividade, busca atender aos mercados e restaurantes do município. Para o coordenador do curso de Agronomia da Uergs, Eugênio Portela esse estreitamento da relação da Universidade com beneficiários da reforma agrária é extremamente importante. “Através das vivências dos produtores, os acadêmicos têm a oportunidade de conhecer a realidade produtiva, social e econômica do setor agrícola do município. Desta forma, a Uergs procura alcançar o seu objetivo de contribuir para o desenvolvimento das regiões nas quais está inserida”, destaca.
A atividade contou com o apoio da Escola Cruzeiro do Sul no que se refere aos deslocamentos dos acadêmicos, em especial o Professor Getúlio.