[ARTIGOS DE OPINIÃO] A importância dos biomas brasileiros para a vida: texto 3
A importância dos biomas brasileiros para a vida [1]
Jéssica Tais Kerkhoff e Talia Talita Sehn [2]
Luciane Sippert[3]
[1] Artigo de opinião escrito no Componente Curricular “Produção Textual”.
[2] Acadêmicas do Curso de Agronomia – 3º Semestre – UERGS - Três Passos.
[3] Professora-orientadora.
Os biomas brasileiros estão sendo degradados e com isso a humanidade está com os dias contados. Os biomas possibilitam a existência de uma diversidade de espécies, no entanto, estes estão sendo degradados pelo homem para expansão do capital, pois as pessoas não estão conscientes das consequências da degradação do ambiente.
Os biomas são de extrema importância para a vida. Com suas características específicas conseguem fornecer o habitat e alimentação ideal, condições como umidade, temperatura e pH favoráveis ao seu desenvolvimento e reprodução dos seres vivos. E ainda manter as características típicas de diferentes locais, ou seja, preservar a própria identidade.
No cenário atual de produção é visível os danos à natureza por conta do homem. Com o início da monocultura, várias áreas nativas foram destruídas para o implante de somente uma cultura para a geração de capital, deste modo a diversidade se restringiu a uma ou duas espécies cultivadas e a algumas plantas daninhas presentes no local. Assim inúmeros habitats foram destruídos e em consequência disso a extinção de vários animais.
A população não está consciente da gravidade da degradação dos biomas. Desmatamento, queimadas e agrotóxicos, são usados como se fossem a solução para a vida, que isso trará dinheiro e assim felicidade e que somente a própria vida é importante, esquecendo que talvez aquela a árvore
derrubada poderia ter a substância para combate do câncer. Assim, aos poucos a população está se encaminhando para a própria extinção.
Portanto, em virtude dos fatos mencionados, torna-se necessário a preservação dos biomas brasileiros, pois com implante das commodities através da monocultura, ou seja, a generalização dos biomas, pode ocorrer à extinção centenas de espécies, e assim acabar com a rica diversidade de espécies e em consequência a vida.