[ARTIGOS DE OPINIÃO] A importância dos biomas brasileiros para a vida: texto 2
A importância dos biomas brasileiros para a vida [1]
Luciane Sippert[3]
[1] Artigo de opinião escrito no Componente Curricular “Produção Textual”.
[2] Acadêmicos do Curso de Agronomia – 3º Semestre – UERGS - Três Passos.
[3] Professora-orientadora.
Os biomas devem estar em equilíbrio para que se constituam em um ótimo lugar para se viver. Considerando que os ecossistemas são muito importantes para a manutenção da vida dos seres humanos, pois estes interagem com a natureza a todo momento, colhendo dela o sustento do dia a dia. No entanto, a maioria dos biomas do Brasil e do planeta terra encontra-se ameaçada de extinção, devido as alterações provocadas pelo desenvolvimento das atividades humanas que aumentam a cada ano.
A importância dos ecossistemas está diretamente ligada a sua preservação. No Brasil temos seis tipos de biomas: Amazônia, caatinga, cerrado, mata atlântica, pampa e pantanal. Cada um deles é um conjunto de diferentes tipos de flora e fauna. Estas áreas constituem o habitat de diferentes espécies, tanto de vegetais quanto animais, sendo assim um local que proporciona vida tanto para esses anteriormente citados quanto para seres humanos. Logo, são desses locais que provem os alimentos e é neles que todos esses tipos de vida sobrevivem.
A maioria dos biomas do Brasil e do planeta terra encontram-se ameaçados de extinção, devido a alteração provocadas pelo desenvolvimento das atividades humanas que aumento a cada ano. A destruição parcial dos ecossistemas provoca a extinção de animas e plantas. No Brasil a agressão do bioma da mata atlântica se deu inicio com o processo de colonização do país, atualmente 90% de sua área já foi destruída para implantação de centros urbanos, áreas agrícolas dentre outras implantações. Ao longo dos anos a destruição vem aumentando, devido a busca insaciável pelo dinheiro.
Portanto, de acordo com o que foi apresentado até o momento, conclui-se que os biomas, sem dúvida, são de extrema importância para todos os seres que habitam o planeta terra, pois é nele que vivem e retiram os alimentos necessários para seu sustento, com isso percebe-se que é necessário o estabelecimento de políticas públicas ambientais e a conscientização de todos os seres humanos para que se possa fazer uso do mesmo de uma maneira sustentável para que assim as próximas gerações, dele também possam usufruir. Sendo assim, várias campanhas estão sendo feitas, como por exemplo, a campanha da fraternidade de 2017, da igreja católica que tem como tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”, e como lema “Cultivar e guardar a Criação”. Esta é apenas uma atitude que está sendo feita, porém necessita-se de várias outras, para mudar essa grave situação que está pondo em risco a vida de todos os seres que o planeta terra habitam.