[ESPECIAL FORMANDOS] Claudete dos Santos compartilha suas experiências e temática do seu TCC

ESPECIAL FORMANDOS E SUAS EXPERIÊNCIAS
 FORMANDOS DA TURMA DE BACHARELADO EM GESTÃO AMBIENTAL 2013 COMPARTILHAM SUAS EXPERIÊNCIAS E TEMÁTICAS DO TCC


Esta matéria foi pensada para que houvesse a divulgação dos TCC's apresentados pelos acadêmicos (temática, objetivos gerais, alguns resultados e demais informações) e para que houvesse a interação com os demais acadêmicos, e que os formandos deixassem a sua mensagem final aos que ficam na universidade.

Desta forma, você acompanha abaixo o primeiro relato e a segunda formanda, a Claudete dos Santos.
DIAGNÓSTICO SOCIOECONÔMICO DOS CATADORES INFORMAIS NO MUNICÍPIO DE TRÊS PASSOS/RS
Por Claudete dos Santos 

Realizei meu Trabalho de Conclusão de Curso(TCC) com a ajuda e orientação do Prof. Ramiro Bisognin e coorientador Prof. Eduardo Lorenzi referente ao título: Diagnóstico Socioeconômico dos catadores informais no município de Três Passos/RS, pois realizei meu estágio na Secretária do Meio Ambiente e eles necessitavam de pesquisas com os catadores informais do município, para a formação de cooperativas de catadores, visando a formalização desta atividade no município.

Minha pesquisa foi realizada com 15 catadores informais no município, com a aplicação de um questionário relacionado com questões sobre: caracterização pessoal (idade, escolaridade), tipos de materiais recicláveis coletados, onde coletavam, o processo de triagem, segregação e deposição final dos materiais coletados, a comercialização e o preço de cada tipo de material e o valor arrecadado mensalmente com a venda destes materiais recicláveis. Ainda verificou-se as dificuldades enfrentadas e as perspectivas dos catadores participarem da formação de uma cooperativa de catadores no município.

Foi um trabalho muito gratificante, onde conheci um pouco da realidade dos catadores informais do nosso município, que muitas vezes passam até despercebidos pela sociedade. Os catadores são pessoas que tiveram pouco acesso à educação formal, em sua maioria desempregados que buscam na coleta um complemento na sua renda mensal para o sustento de sua família. As dificuldades relatadas pelos catadores estão relacionadas ao baixo valor agregado dos materiais, falta de formalização da profissão e falta de respeito e consideração da sociedade que muitas vezes não faz a separação correta do lixo. Concluiu -se que a atividade é extremamente importante para o gerenciamento dos resíduos sólidos e sobretudo para inclusão social dos catadores como fonte de renda, porém carece da atenção da sociedade e da preocupação do poder público para formalização da atividade, garantindo assim os direitos dos catadores.

“ Este ano me formo no Curso de Bacharelado em Gestão Ambiental, tenho 41 anos e retornei aos estudos depois de 10 anos que dediquei ao meu filho Gabriel, hoje já com seus 15 anos de idade, retornei pensando nele para poder ajudar ele nos estudos e proporcionar a ele um futuro melhor, com muita vontade de cursar a faculdade persisti até o final, quero dizer que não foi fácil, muitos trabalhos, provas, apresentação de seminários, TCC, estágio, apresentação do TCC, não quero desanimar os calouros dos cursos, quero dizer que valeu todo o esforço, fiz muitas amizades e adquiri muito conhecimento na área ambiental e conhecimentos que com certeza vão me ajudar a ir mais além ainda, pois pretendo seguir adiante nos estudos, pois nunca é tarde para aprendermos algo novo e a vocês que são iniciantes da faculdade não desistam, pois somente o conhecimento é um bem precioso que ninguém poderá tirar de nós.”

Quero deixar o meu muito obrigado ao meu orientador do TCC Prof. Ramiro que me auxiliou com sua paciência nas inúmeras vezes que o procurei para esclarecer minhas dúvidas e agradecer a todos os professores da Uergs que me proporcionaram os conhecimentos que obtive neste curso.

Imagem relacionada






Imagens de tema por luoman. Tecnologia do Blogger.