[ARTIGOS DE OPINIÃO] Ser Espiritual
Ser Espiritual
Texto de Ramão Chagas
Todas as pessoas que se dedicaram a melhorar sua espiritualidade aprenderam a se beneficiar muito mais, depois que compreenderam que para ouvir a consciência, é necessário estar em consonância com seu corpo e sua mente. Em cada célula do seu corpo há uma profunda sabedoria, e a soma de todas, forma um ser com capacidade para grandes transformações, inclusive a capacidade de cura.
A vibração energética que você recebe quando está em conformidade com a natureza perfeita da existência física, lhe possibilita a melhor aventura para uma vida em plenitude. O seu melhor presente é a descoberta de que cada célula do seu corpo é um infinito de sabedoria à sua disposição.
Quando nos referimos à palavra coração, simbolicamente, para apontar algo de grande valor ou uma manifestação de afeto, na verdade, estamos dizendo que o melhor de nós é quando usamos nossa consciência para lidar com todos os momentos e saber o que fazer com cada um deles, independente da sua natureza. Quanto mais você usa de suas reflexões para viver, menos erros você comete.
A espiritualidade difere da religião, porque uma traz leveza a outra lhe traz regras a seguir. A paz que tanto queremos é um estado de consciência, não um estado de religião. Quando você erra, a espiritualidade te faz pensar, refletir; pede que você vá além de uma simples análise. Ser espiritual é você saber que toda força que precisa está no âmago do seu ser, em cada célula. Quando você precisar de força para manter o equilíbrio, busque essa resposta em sua consciência, nunca numa empresa religiosa.
Vivemos numa sociedade seguindo regras e leis, e elas são necessárias porque do contrário seria o caos. As religiões fazem o mesmo. Se você não as segue, não poderá ter vínculo com a que escolher. O seu ser, na plenitude da sua espiritualidade, não precisa de regras, é só seguir os caminhos do “coração”. Quando você vai à igreja ou a um templo, você vê um agrupamento de pessoas; algumas prestando muita atenção, outras dispersas. Alguns devotando sua fé, outras sendo apenas acompanhantes. Mas quando as pessoas estão reunidas pela espiritualidade, há um agrupamento de almas, todas na mesma frequência de vibração.
Pessoas que sabem identificar um estado de calma de um estado de paz, vivem com a certeza de que as coisas do mundo, principalmente, as materiais, não podem tirar você do seu eixo. Mas o que vemos são pessoas se perdendo no labirinto das ambições sem limites e dos descontroles emocionais. Se você quer fazer uma viagem muito produtiva, vá para dentro da sua existência. Essa quietude magnífica, essa alegria ímpar, tem nome: espiritualidade.
Quando nós falamos a palavra sagrado, de imediato, pensamos no significado e sua representatividade, no entanto há um sagrado que dá um sopro de luz e harmonia em todo seu ser. Perceba à sua volta tudo que tem vida; ali há um sagrado. Você consegue entender a sabedoria de uma flor? Você consegue entender a distribuição de cores que as flores fazem? Em cada célula da flor há uma consciência dominante que se encarrega da beleza e do crescimento. Esse desenvolvimento que está regado pela sabedoria da planta, é espiritualidade, não a da planta, mas a sua ao compreender tamanha perfeição.
Seguindo pelo caminho da materialidade, observe como nossas faltas e carências definem as condições do nosso humor. Observe seu comportamento diante das adversidades. Esquecemos que o melhor bálsamo para esses infortúnios é a confiança e a fé. Isto também é espiritualidade.
Desde os tempos mais distantes, o ser humano faz prisioneiros, e não menos agradável, acabou aprisionando-se em sua própria conduta com seu jeito inóspito de fazer ou remendar suas experiências. Os momentos de maior vivência interna, aqueles em que sentimos uma sensação de leveza, mas que não sabemos explicar, é um momento espiritual subjetivo. Você não precisa estar rezando para sentir-se uma pessoa em sintonia com a vida. A alegria, a felicidade, a compreensão, a justiça, a bondade e a tolerância, são estágios que melhoram nossa condição humana. Conhecê-los não é tão simples, porque antes de encontrá-los você terá que compreendê-los. Você não vive o que você não compreende. Se você não compreende a tolerância, como pensa em ser uma pessoa com este valor? A compreensão ilumina seu caminho porque traz luz, a mediocridade apaga todas as luzes trazendo a escuridão.
Acredito que a espiritualidade não defende as mesmas razões que a mediocridade defende. Se você é convidado a responder sobre a importância da vida, como você responderia? Talvez você falasse sobre família, seus filhos e sobre a representatividade deles em sua vida. Mas será que isso é suficiente? Espiritualidade são reflexões diárias de como você mede cada atitude que toma.
Há um paraíso encantado onde podemos edificar nosso conjunto habitacional, mas ele não é feito pelas religiões, mas sim pela espiritualidade. A espiritualidade faz você ser livre, porque não exige nenhuma dica de gestão, você constrói seu lugar onde poderá sorrir quantas vezes quiser. Encontre o melhor de você agora, neste momento presente. Tudo que você quer para ser uma pessoa espiritualizada está no ponto de partida: “a serenidade do seu coração”.