TRABALHO ACADÊMICO ESTÁ DIAGNOSTICANDO O PERFIL DA PRODUÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR E DO MERCADO INSTITUCIONAL
Sob a orientação dos professores Chaiane Agne e Nilson Binda, a Uergs/Cachoeira está trabalhando em um projeto de diagnóstico do perfil da produção e dos mercados institucionais para a agricultura familiar no município. Iniciando em julho do ano passado, o projeto é em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e apresentará um relatório com as dificuldades e soluções para as dificuldades dos agricultores para a produção de alimentos voltados, por exemplo, para a merenda escolar.
A professora Chaiane destaca que todos os 15 agricultores de Cachoeira que forneceram para o mercado institucional em 2018 foram visitados no ano passado. As informações coletadas junto a eles pelas acadêmicas encarregada pelo trabalho, as bolsistas Diulie Almansa (Agronomia) e Fernanda Refosco Porto (Administração) serão compiladas para o resultado final da pesquisa. O prazo de término é julho de 2019, mas a professora ressalta que a conclusão sairá antes, provavelmente em maio.
O projeto terá uma segunda fase, o mapeamento do consumo e demanda de alimentos no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) em Cachoeira do Sul. O trabalho será desenvolvido pelo mesmo grupo de acadêmicos e parceiros. "A gente trabalha com foco em resultados práticos, e não na simples produção de artigos", frisa Chaiane. Ela completa: "Queremos contribuir com o desenvolvimento rural e econômico de Cachoeira". Pelo STR participam do projeto o presidente Diego Kiefer e a funcionária Jordana Schutz, que também é acadêmica da Uergs/Cachoeira.
Visitação a uma lavoura de mandioca: uma das 15 propriedades rurais avaliadas no trabalho/FOTOS DIVULGAÇÃO JP |
Acadêmicos a campo para o diagnóstico da produção dos agricultores familiares de Cachoeira do Sul/ FOTOS DIVULGAÇÃO JP |