[ARTIGO DE OPINIÃO] Gestão por Competência, pela Gestão de Competências
Atualmente a gestão por competência apresenta-se com alta
importância e evidência nas empresas. Esse modelo, vem trazendo uma
administração que visa orientar, e desenvolver os diferentes níveis da organização
tanto no âmbito individual como no organizacional, em especial na retenção de
talentos.
As
competências, são habilidades necessárias para o desempenho que qualquer
função. Adjetivos e conhecimentos tácitos estão aliados a esta performance, que
pode ser cada vez mais aditivada e aprimorada. Os principais benefícios
dessa gestão é a melhoria do nível de motivação e produtividade dos
profissionais, e também a adequação de cargos e funções, sendo no final do
processo, menos custoso e mais satisfatório aos clientes. A compreensão de
assuntos e temas relacionados ao trabalho, devem ser permanentes no ambiente
corporativo, além de estar baseada num ciclo contínuo de desenvolvimento, isto
é, os indivíduos devem estar em constante treinamento nas competências essenciais
para o crescimento e avanço da organização.
Diante das novas demandas do mundo globalizado, as organizações se veem
pressionadas a reverem suas estruturas e dinâmicas de funcionamento, a fim de
otimizarem seus processos e rotinas, assegurando melhor desempenho e resultados
mais efetivos. Nessa revisão de valores, o foco nos resultados, a valorização
do espírito empreendedor está sendo incorporados ao vocabulário dos líderes e
gestores. A atualização dos processos da gestão, como gerenciamento, liderança
e foco em resultados ainda é complicado e carece de adequações, as adequações
vêm para atender necessidade cada vez mais evidente de todos. Estas mudanças
gerenciais podem auxiliar o gestor a trabalhar com equipes que estejam de fato
comprometidas e preparadas tecnicamente para fazer com que a empresa cresça de
forma eficiente e sustentável.
Em épocas de remodelagem e reanálise nas
teorias administrativas, todas as entidades precisam se reinventar na maneira
como obtém êxito. Manusear as funções e ter a flexibilidade para constantes
mudanças, é o ponto fundamental para a gestão de competências. Não somente em
instituições, mas para fins de organização pessoal e acadêmica, deve-se adotar
a ferramenta do CHA. Este instrumento, é utilizado como norte da gestão por
competência, e significa conhecimento, habilidade e atitude, respectivamente. A
prática desse procedimento, deve ser esboçada em passos a fim de incentivar a
criação de efetivos resultados.
A grande diferença entre gestão de
competências, para a gestão por competências, está ligada aos profissionais que
administram esse método. Quando uma organização decide sobre a necessidade
deste controle, com o objetivo o retorno por área. Os responsáveis pelos
recursos humanos, não devem apenas analisar e mapear as habilidades demandadas
para determinados setores, mas saber selecionar os talentos para esse
suprimento. A busca pelo aprimoramento, é indiscutível. O desenvolvimento pelas
partes que aderem a este modelo de administração, deve ser mensurado e adequado
a novas performances e alterações.
Referências
Chiavenato, I. (2008). Gestão de pessoas.
Elsevier Brasil. Acesso em 13/06/2020.
Brandão, H. P., & Bahry, C. P. (2005). Gestão por
competências: métodos e técnicas para mapeamento de competências. Revista
do Serviço Público, 56(2), 179-194. Acesso em 12/06/2020.
Bitencourt, C. C. (2004). A gestão de competências gerenciais
e a contribuição da aprendizagem organizacional. Revista de
Administração de Empresas, 44(1), 58-69. Acesso em 1/06/2020.