[ARTIGO DE OPINIÃO] Gestão por Competência, pela Gestão de Competências

 



GESTÃO POR COMPETÊNCIA, PELA GESTÃO DE COMPETÊNCIAS [1]


                                                                                  Alessandro Kruel e Carla Regina Siduoski [2]
                                                                                                 Claudia Cristina Wesendonck[3]

[1] Artigo de opinião escrito dentro do projeto de extensão da Uergs: "Frederico Westphalen sobre a pandemia de Covid-19".
[2] Acadêmicos do 5° semestre do curso de Administração Pública – UERGS, Frederico Westphalen
[3] Doutora em Desenvolvimento Regional e Agronegócios  (Unioeste/PR) e professora adjunta da Uergs - Frederico Westphalen

         Atualmente a gestão por competência apresenta-se com alta importância e evidência nas empresas. Esse modelo, vem trazendo uma administração que visa orientar, e desenvolver os diferentes níveis da organização tanto no âmbito individual como no organizacional, em especial na retenção de talentos.

         As competências, são habilidades necessárias para o desempenho que qualquer função. Adjetivos e conhecimentos tácitos estão aliados a esta performance, que pode ser cada vez mais aditivada e aprimorada. Os principais benefícios dessa gestão é a melhoria do nível de motivação e produtividade dos profissionais, e também a adequação de cargos e funções, sendo no final do processo, menos custoso e mais satisfatório aos clientes. A compreensão de assuntos e temas relacionados ao trabalho, devem ser permanentes no ambiente corporativo, além de estar baseada num ciclo contínuo de desenvolvimento, isto é, os indivíduos devem estar em constante treinamento nas competências essenciais para o crescimento e avanço da organização.

         Diante das novas demandas do mundo globalizado, as organizações se veem pressionadas a reverem suas estruturas e dinâmicas de funcionamento, a fim de otimizarem seus processos e rotinas, assegurando melhor desempenho e resultados mais efetivos. Nessa revisão de valores, o foco nos resultados, a valorização do espírito empreendedor está sendo incorporados ao vocabulário dos líderes e gestores. A atualização dos processos da gestão, como gerenciamento, liderança e foco em resultados ainda é complicado e carece de adequações, as adequações vêm para atender necessidade cada vez mais evidente de todos. Estas mudanças gerenciais podem auxiliar o gestor a trabalhar com equipes que estejam de fato comprometidas e preparadas tecnicamente para fazer com que a empresa cresça de forma eficiente e sustentável.

Em épocas de remodelagem e reanálise nas teorias administrativas, todas as entidades precisam se reinventar na maneira como obtém êxito. Manusear as funções e ter a flexibilidade para constantes mudanças, é o ponto fundamental para a gestão de competências. Não somente em instituições, mas para fins de organização pessoal e acadêmica, deve-se adotar a ferramenta do CHA. Este instrumento, é utilizado como norte da gestão por competência, e significa conhecimento, habilidade e atitude, respectivamente. A prática desse procedimento, deve ser esboçada em passos a fim de incentivar a criação de efetivos resultados.

A grande diferença entre gestão de competências, para a gestão por competências, está ligada aos profissionais que administram esse método. Quando uma organização decide sobre a necessidade deste controle, com o objetivo o retorno por área. Os responsáveis pelos recursos humanos, não devem apenas analisar e mapear as habilidades demandadas para determinados setores, mas saber selecionar os talentos para esse suprimento. A busca pelo aprimoramento, é indiscutível. O desenvolvimento pelas partes que aderem a este modelo de administração, deve ser mensurado e adequado a novas performances e alterações.

Referências

Chiavenato, I. (2008). Gestão de pessoas. Elsevier Brasil. Acesso em 13/06/2020.

 

Brandão, H. P., & Bahry, C. P. (2005). Gestão por competências: métodos e técnicas para mapeamento de competências. Revista do Serviço Público56(2), 179-194. Acesso em 12/06/2020.

 

Bitencourt, C. C. (2004). A gestão de competências gerenciais e a contribuição da aprendizagem organizacional. Revista de Administração de Empresas44(1), 58-69. Acesso em 1/06/2020.

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