Os desafios que nos movemexto publicado no Jornal Novo Noroeste no dia 16.01
Os desafios que nos movem
Texto publicado no Jornal Novo Noroeste no dia 17.07 |
Nesta semana, vivenciei mais um dos desafios que o Doutorado nos apresenta: a Qualificação do Projeto Final da Tese. Por estar tão envolvida com o mesmo, decidi compartilhar com nossos leitores algumas informações sobre o tema que estou pesquisando: “Processos de referenciação em textos de alunos do Ensino Superior”.
A motivação para estudar processos que envolvem a referenciação é fruto de experiências vivenciadas como aluna e professora de Língua Portuguesa com o trabalho com o texto e das expectativas decorrentes da atuação como professora da Educação Básica e Ensino Superior. Durante esse percurso de formação e de atuação profissional tenho perpassado por distintas metodologias de ensino e teorias que tem me ajudado a entender a complexidade da tarefa de tomar o texto como objeto de ensino e pensar estratégias e recursos para facilitar a aprendizagem para os alunos. No entanto, por mais que se possa buscar elementos para tornar essa prática mais coerente com as demandas de leitura e de escrita dos diferentes sujeitos envolvidos, há ainda muito o que entender para tornar esse processo mais acessível. Essa percepção tem decorrido de algumas lacunas que tenho observado na minha prática, dentre as quais a ênfase gramatical no ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica, que vivenciei em minha formação e constatei em pesquisas realizadas, bem como as dificuldades relacionadas à escrita acadêmica por alunos ingressantes no Ensino Superior, quanto à construção de sentidos e à progressão temática dos textos.
Independentemente da instituição de Ensino Superior, pude perceber, ao longo dos anos de experiência, que as dificuldades dos alunos são mais recorrentes, especialmente, quando são instigados a produzir textos que exijam um maior rigor acadêmico, como é o caso de textos pertencentes aos gêneros: resenhas, resumos, artigos acadêmicos e projetos de pesquisa. Além das dificuldades relacionadas à adequação à determinados gêneros textuais. Chama a atenção a dificuldade destes em organizarem o texto tanto quanto sua estrutura quanto a escolha das palavras e a organização das ideias, levando-se em conta à manutenção e à introdução de novos conceitos. Assim, pretendo compreender como os alunos dos primeiros semestres em contexto acadêmico constroem efetivamente seus textos, considerando o funcionamento da linguagem situada cultural e situacionalmente, assim como essa construção é situada no texto no que diz respeito à informação e à manutenção do assunto.
Genericamente, o conceito de referenciação pode ser compreendido como um processo de operacionalização da linguagem para garantir a continuidade de sentido de um texto. Nessa perspectiva, a professora Lucia Rottava, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, destaca que “dar continuidade a um texto é uma atividade que vai além do uso de recursos linguísticos, pois envolve processamento interativo entre sujeito-escritor e texto que é situado socialmente”. Assim, percebe-se que um ensino baseado simplesmente na gramática tradicional, não conseguirá desenvolver no aluno as habilidades que o capacitarão a produzir textos de qualidade, que atendam aos seus propósitos comunicativos.
O que se tem constatado é que muitos alunos, por mais que tenham passado onze anos ou mais pelos bancos escolares, ingressam na graduação apresentando dificuldades relacionadas à escrita e à leitura. Nesse sentido, tenho interesse em compreender os fatores que interferem nesses processos e mais especificamente pretendo analisar como os alunos constroem seus textos, como fazem as escolhas linguísticas para tal. A partir das análises gostaria de propor sugestões metodológicas que possam contribuir para o desenvolvimento do letramento acadêmico. Este, no entanto, é um outro desafio, ao qual dedicarei muitas horas de leitura e estudo, cujo resultado esperado, desejo que não se reduza à elaboração de uma Tese, mas que possa trazer contribuições significativas para a vida de muitos professores e alunos.
Aproveito para deixar uma mensagem a todos que estão vivenciando desafios em suas vidas: “Sejam fortes, acreditem em suas capacidades e sigam em frente, pois o impossível é apenas o possível não tentado”.
sippert.luciane@gmail.com