Os desafios que nos movemexto publicado no Jornal Novo Noroeste no dia 16.01

Os desafios que nos movem
Texto publicado no Jornal Novo Noroeste no dia 17.07
        Nesta semana, vivenciei mais um dos desafios que o Doutorado nos apresenta: a Qualificação do Projeto Final da Tese. Por estar tão envolvida com o mesmo, decidi compartilhar com nossos leitores algumas informações sobre o tema que estou pesquisando: “Processos de referenciação em textos de alunos do Ensino Superior”.
A motivação para estudar processos que envolvem a referenciação é fruto de experiências vivenciadas como aluna e professora de Língua Portuguesa com o trabalho com o texto e das expectativas decorrentes da atuação como professora da Educação Básica e Ensino Superior. Durante esse percurso de formação e de atuação profissional tenho perpassado por distintas metodologias de ensino e teorias que tem me ajudado a entender a complexidade da tarefa de tomar o texto como objeto de ensino e pensar estratégias e recursos para facilitar a aprendizagem para os alunos. No entanto, por mais que se possa buscar elementos para tornar essa prática mais coerente com as demandas de leitura e de escrita dos diferentes sujeitos envolvidos, há ainda muito o que entender para tornar esse processo mais acessível. Essa percepção tem decorrido de algumas lacunas que tenho observado na minha prática, dentre as quais a ênfase gramatical no ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica, que vivenciei em minha formação e constatei em pesquisas realizadas, bem como as dificuldades relacionadas à escrita acadêmica por alunos ingressantes no Ensino Superior, quanto à construção de sentidos e à progressão temática dos textos.

        Independentemente da instituição de Ensino Superior, pude perceber, ao longo dos anos de experiência, que as dificuldades dos alunos são mais recorrentes, especialmente, quando são instigados a produzir textos que exijam um maior rigor acadêmico, como é o caso de textos pertencentes aos gêneros: resenhas, resumos, artigos acadêmicos e projetos de pesquisa. Além das dificuldades relacionadas à adequação à determinados gêneros textuais. Chama a atenção a dificuldade destes em organizarem o texto tanto quanto sua estrutura quanto a escolha das palavras e a organização das ideias, levando-se em conta à manutenção e à introdução de novos conceitos. Assim, pretendo compreender como os alunos dos primeiros semestres em contexto acadêmico constroem efetivamente seus textos, considerando o funcionamento da linguagem situada cultural e situacionalmente, assim como essa construção é situada no texto no que diz respeito à informação e à manutenção do assunto.

        Genericamente, o conceito de referenciação pode ser compreendido como um processo de operacionalização da linguagem para garantir a continuidade de sentido de um texto. Nessa perspectiva, a professora Lucia Rottava, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, destaca que “dar continuidade a um texto é uma atividade que vai além do uso de recursos linguísticos, pois envolve processamento interativo entre sujeito-escritor e texto que é situado socialmente”. Assim, percebe-se que um ensino baseado simplesmente na gramática tradicional, não conseguirá desenvolver no aluno as habilidades que o capacitarão a produzir textos de qualidade, que atendam aos seus propósitos comunicativos.

        O que se tem constatado é que muitos alunos, por mais que tenham passado onze anos ou mais pelos bancos escolares, ingressam na graduação apresentando dificuldades relacionadas à escrita e à leitura. Nesse sentido, tenho interesse em compreender os fatores que interferem nesses processos e mais especificamente pretendo analisar como os alunos constroem seus textos, como fazem as escolhas linguísticas para tal. A partir das análises gostaria de propor sugestões metodológicas que possam contribuir para o desenvolvimento do letramento acadêmico. Este, no entanto, é um outro desafio, ao qual dedicarei muitas horas de leitura e estudo, cujo resultado esperado, desejo que não se reduza à elaboração de uma Tese, mas que possa trazer contribuições significativas para a vida de muitos professores e alunos.

        Aproveito para deixar uma mensagem a todos que estão vivenciando desafios em suas vidas: “Sejam fortes, acreditem em suas capacidades e sigam em frente, pois o impossível é apenas o possível não tentado”.

sippert.luciane@gmail.com
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