O DESAFIO DE APRENDER A APRENDER
O DESAFIO DE APRENDER A APRENDER
Texto publicado no Jornal Novo Noroeste em 20 de Maio de 2016 |
Aprender é um processo espontâneo, desde que nascemos estamos aprendendo...Mas aprender a aprender não é um processo tão “natural” assim. Aprender é entender algo que não se entendia antes. Aprender a aprender é descobrir qual a melhor maneira de fazer isso. Então um dos maiores desafios, especialmente para estudantes é como aprender a aprender?
Aprender a aprender tem a ver com hábitos de estudo, métodos e estratégias de aprendizagem. Quando bem desenvolvidas, essas habilidades nos servem para toda a vida.
Aprender matemática é diferente de se aprender português, que é diferente de se aprender história, ciências, geografia ou ler um livro com uma história e enredo para a prova. No entanto, pouca gente sabe disso e estuda da mesma forma para todos. A grande maioria dos estudantes não sabe a diferença entre esses processos e o que é pior, nem sabe que existem diferenças entre eles. Diferenciar “aprender” de “aprender a aprender” é fundamental para entendermos o processo da nossa aprendizagem.
Aprendemos quando descobrimos algo. Para Bárbara Santos, que é Psicopedagoga Clínica e Institucional, não podemos confundir o “descobrir”, com simplesmente “decorar” ou “captar” informações. Podemos decorar um conteúdo ou captar informações sobre ele sem ter descoberto o que fazer com isso, ou mesmo qual a sua utilidade. É o famoso jargão do estudante do Ensino Fundamental e Médio até mesmo de alguns Graduandos e Pós-graduandos: “o que vou fazer com isso?” ou “para quê estudar isso?” Esse questionamento reforça, o que Tom Petters, no livro “(Re)imagine” afirma: “Aprendemos tudo, quando queremos aprender, mas não aprendemos absolutamente nada, independentemente de quais possam ser as consequências se não foi instigante, divertido ou relevante”.
Nem tudo na nossa vida poder ser instigante e/ou divertido, mas precisamos considerar que todo o conhecimento adquirido pode ser relevante para nossa formação sociocultural, embora muitas vezes não tenha uma aplicação prática imediata.
Aprender a aprender é um processo reflexivo, que envolve esforço para o autoconhecimento, ou seja, precisamos conhecer a nós mesmos. Cada pessoa tem seu jeito próprio de aprender, assim nem todas as estratégias podem servir cem por cento para todos. Alguns aprendem apenas ouvindo, outros lendo, outros refazendo exercícios e atividades, outros precisam resumir ou reescrever todo o conteúdo novamente. Alguns dependem mais da explicação de outra pessoa, outros são mais autodidatas, isto é, capazes de aprenderem sozinhos. O importante é cada um ir descobrindo estratégias que facilitem a sua aprendizagem.
Além de descobrir essas estratégias, é mais fácil aprender, quando, ao mesmo tempo, incorporamos bons hábitos de estudo, tais como:
- usar um local específico da casa para estudar;
- estudar em um local com iluminação e postura adequada;
- criar um horário regular para estudar;
- terminar cada tarefa que começa;
- planejar a realização das atividades de maneira a evitar finalizá-las na última hora, isto é, evitar procrastinar os deveres;
- evitar distrações como rádio, tv, celular e outros durante o tempo de estudo;
- persistir estudando até concluir um objetivo;
- ter sempre um dicionário à mão e demais materiais apropriados;
- estudar para aprender, não apenas para obter uma nota ou conceito.
Espero que essas dicas possam contribuir para você aprender a aprender e assim sentir-se mais capaz, autoconfiante e conquiste, consequentemente, muito sucesso em seus estudos!!!
sippert.luciane@gmail.com