Unidade da UERGS - São Luiz Gonzaga - oferece curso de boas práticas de fabricação para estabelecimentos que elaboram derivados e embutidos cárneos

No dia 20 de julho foi realizada reunião de apresentação do projeto de extensão “Boas Práticas de Fabricação em agroindústrias e açougues do Município de São Luiz Gonzaga – RS”, realizado pela Unidade da Uergs em São Luiz Gonzaga e direcionado à manipuladores e proprietários ou gerentes de açougues e agroindústrias que elaboram embutidos ou derivados cárneos e possuem registro no Serviço de Inspeção Municipal - SIM.

O projeto pretende capacitar em Boas Práticas de Fabricação - BPF os manipuladores e os proprietários ou gerentes dos estabelecimentos envolvidos, bem como auxiliar na elaboração e implantação de Manuais de BPF dos mesmos.

A execução das atividades está a cargo da coordenadora do Projeto e do Curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Prof. Dra. Fernanda Leal Leães; da Bolsista de Extensão, Thais de Matos Marques, e dos bolsistas voluntários, Kauana Moreira da Veiga, Marlon dos Santos Ramos de Ávila e Patrícia de Sá Pinto, todos estudantes do Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, e da Agente Administrativo e Tecnóloga em Agroindústria, Flávia Dornelles Gomes. O projeto também conta com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

Estiveram presentes na reunião, proprietários e manipuladores de alimentos de alguns estabelecimentos que produzem derivados e embutidos cárneos (linguiças, cortes de carnes temperadas, etc.) que possuem registro no SIM. Também participaram da reunião o Secretário de Municipal de Agricultura, Sr. Iuri Martins, e o Sr. Nildo Soares, servidor da Secretaria de Agricultura.

AS BPFs são procedimentos que devem ser adotados a fim de garantir a qualidade higiênico-sanitária e a conformidade dos alimentos com a legislação sanitária. Além disso, garantem que os alimentos sejam saudáveis e não prejudiciais aos consumidores e que evitem a ocorrência de doenças provocadas por contaminação.

Com este projeto a Uergs espera oferecer aos proprietários e manipuladores de agroindústrias de derivados cárneos e açougues do Município a possibilidade de acesso à informação sobre a importância das BPF, visando auxiliar na adequação dos estabelecimentos às legislações vigentes, a fim de fornecer uma alimentação com padrões higiênicos adequados, proporcionando proteção à saúde do consumidor.


Imagens de tema por luoman. Tecnologia do Blogger.