Espaço da Língua Portuguesa: O Ensino de Língua Materna

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O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA[1]
Rosane Teresinha Pires de Almeida[2]
Luciane Sippert[3]


[1] Artigo de opinião escrito no Componente Curricular “Teorias do ensino de Língua Materna”.
[2] Acadêmica do Curso de Pedagogia – 4º Semestre – UERGS - São Luiz Gonzaga.
[3] Professora-orientadora. Doutoranda em Letras, UFRGS.


A criança é por natureza muito curiosa, adora descobrir coisas novas, palavras, brincadeiras, lugares etc. Cabe à escola proporcionar possibilidades para que ela aprenda cada vez mais e desenvolva-se integralmente, especialmente, amplie sua competência comunicativa. A língua é um instrumento fundamental nesse processo, pois, é através dela que a criança consegue se expressar tanto oral como por escrito.
O desenvolvimento da linguagem inicia desde o nascimento ou até mesmo antes deste, enquanto a criança está no ventre materno. Ao nascer, o bebê chora para comunicar-se com a mãe, é através do choro que mostra se ele quer alimentar-se, ser trocado e/ou dormir. Após certo tempo, ele aprende a comunicar-se através de gestos ou ruídos. Quando já está ingressando na escola, a oralidade é a maneira mais comum de comunicação com os outros. A presença do professor nessa fase é importante para o desenvolvimento da criança, pois é ele que poderá mediatizar a inserção dela na cultura escrita e assim possibilitar que ela desenvolva um entendimento mais coerente da linguagem oral e escrita. Na aprendizagem, a linguagem utilizada deve ser interessante para a criança, para que ela adquira interesse na descoberta da literatura, das histórias, produção de texto. Lendo, ela terá uma linguagem cada vez mais diversificada, usará palavras que até então ainda nem imaginava que existiam o que facilitará sua forma de comunicação.
A língua materna tem um significado amplo, ela deve ser explorada de todas as formas para que a criança assimile palavras e formas de expressão, bem como compreenda a estrutura e a função dos diferentes gêneros sociais.  Uma criança que tem intimidade com a língua não terá dificuldades com a língua portuguesa futuramente. Além disso, terá muito mais facilidade em todas as disciplinas. Assim, dependendo da forma como o ensino da língua materna for realizado em sala de aula poderá aproximar ou distanciar a criança deste.
Portanto, ao trabalhar com o ensino da língua materna, o professor deverá prestar muita atenção na forma como está ensinando seus alunos, pois isso irá refletir durante toda a vida da criança. A leitura e a escrita irão estar presentes durante todo o tempo e o interesse está diretamente relacionado à importância ou ao sentido que se dê para este ensino. Pessoas que não gostam de língua portuguesa, que não a entendem e consideram extremamente difícil aprendê-la, podem ser frutos de um ensino baseado na gramática tradicional e descontextualizado das situações sociocomunicativas da língua. Podem ser aquelas pessoas que não tiveram a felicidade de serem apresentadas eficientemente ao mundo das letras. Dessa forma, devemos prestar muita atenção na maneira como apresentaremos a língua portuguesa aos nossos alunos, para não repetirmos os mesmos erros que nossos antigos professores cometeram conosco, e, assim, fazer com que eles se interessem e gostem do que estamos lhes ensinando.

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