[ARTIGOS DE OPINIÃO] Capitalismo: Uma ameaça à vida

Capitalismo: Uma ameaça à vida [1]


Eduardo Canepelle [2]
Luciane Sippert[3]


[1] Artigo de opinião escrito no Componente Curricular “Produção Textual”.
[2] Acadêmico do Curso de Agronomia – 3º Semestre – UERGS - Três Passos.
[3] Professora-orientadora.

Atualmente, pode-se observar o crescimento da degradação do meio ambiente causada pelo homem. Visto que a natureza é tratada simplesmente como objeto de lucro, sendo manipulada cada vez mais em beneficio de seus próprios interesses. Gerando sérias consequências para as gerações futuras, como poluição do ar, contaminação da água e do solo. No entanto, para conscientizar a população da relevância que os biomas brasileiros têm na manutenção da vida do planeta, a campanha da fraternidade deste ano traz como tema: Biomas brasileiros em defesa da vida.

Nos dias atuais, natureza está sendo manipulada para aumentar os lucros, uma vez que capitalismo está impregnado na raça humana. O homem busca dominar a natureza de várias formas seja através da retirada de madeira ou contrabando de animais silvestre. Dessa forma, não respeita este habitat nem seus moradores, em consequência desta destruição da natureza pode-se perceber com frequência a presença de animais silvestres próximos às residências, além da extinção de várias espécies de animais e plantas. Enfim, desenvolvimento sustentável e conscientização humana são os caminhos para que ocorra uma reconciliação entre o homem e natureza.

O aumento das áreas de produção agrícola juntamente com utilização de pacotes tecnológicos de produção, tem contribuído para poluição ar, contaminação da água e do solo. O Brasil é um dos maiores produtores de grãos do mundo, o que traz grande retornos econômicos ao país devido as exportações destas comodites. Porém, vários problemas são decorrentes desta atividade, como destruição de biomas para aumento das aéreas de produção. Além disso, a agricultura brasileira depende altamente de insumos químicos, que na maioria das vezes são utilizados de forma irracional.

Desde 2009, o país é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo isto faz com que ocorram vários problemas como contaminação da água, do solo do ar e até mesmo dos seres humanos. Alguns pesquisadores associam altas cargas de produtos químicos nas lavouras brasileiras com aparecimento de algumas doenças como câncer. Dessa forma, transição para meio de produção mais sustentável e menos dependente da indústria química, evitariam maiores problemas para as gerações futuras e amenizariam os da atual geração.

A campanha da fraternidade existe no Brasil há mais de meio século e promovida pela CNBB, nós últimos anos vem trazendo como tema questões ambientais relacionadas á ecologia. Neste ano abordou sobre os Biomas brasileiros, os quais têm grande importância na sustentação da vida do planeta, pois possui grande variedade de características naturais (solo, relevo, vegetação, temperatura, entre outros) . O Brasil por possuir clima tropical apresenta grande diversidade de fauna e flora, sendo assim é o país com maior diversidade do planeta possui seis biomas, os quais estão disposto ao longo de seu território.

O maior bioma do país e a Amazônia, pois é a maior reserva de biodiversidade do planeta terra, ocupa 49% do território do pais, o segundo maior bioma e Cerrado que ocupa 22% do território do país, o bioma Mata Atlântica localizado ao longo da costa litorânea constitui o terceiro maior bioma ocupando 13% do Brasil, também e que apresenta maior grau de destruição ambiental. O Brasil apresenta ainda outros biomas como: Caatinga, Pampa e Pantanal. O pampa bioma está presente somente Rio Grande do Sul é ocupa 63% do território do estado, este bioma contribui para atividade da pecuária de corte extensiva a qual é uma das atividades principais do estado. Portanto, os biomas brasileiros fazem parte da história do país, pois influenciam nas atividades desenvolvidas em cada região, fazem parte do patrimônio histórico e cultural do Brasil.

Portanto, o aumento na destruição da natureza está relacionado diretamente às ações desenvolvidas pelo homem, que dizem respeito na maioria das vezes aos interesses pessoais. Os biomas brasileiros apresentam grande diversidade de fauna e flora as quais são importantes para vida do planeta e principalmente dos seres humanos, porém capitalismo ameaça essa existência de vida, pois os seres humanos são altamente manipulados por ele. A conscientização, e adoção que práticas agrícolas mais sustentáveis como: utilização racional de produtos químico, agricultura orgânica, incentivo agriculturas familiar, são maneiras de reverter este cenário, no qual a vida do planeta encontra-se ameaçada.
Imagens de tema por luoman. Tecnologia do Blogger.