ETEC realiza a XI Agrofeira, Uergs é uma das parceiras

novembro 14, 2017

Teve início no dia 07 de novembro de 2017, em Bom Progresso, a XI Agrofeira da ETEC Celeiro, em conjunto com Uergs e Emater. O evento aconteceu na escola técnica e seguiu até o dia 9, com uma série de atividades, com destaque para a exposição de 56 projetos de pesquisa de estudantes da Uergs, da ETEC e também de duas escolas de Sede Nova: Raimundo Almeida e João Didoné.

Também ocorreu a série de palestras e debates sobre diferentes temáticas relacionadas ao setor agropecuário e à sustentabilidade ambiental.

Na cerimônia de abertura oficial, diversas lideranças da região estiveram presentes. Nas manifestações, todos foram unânimes em reconhecer a importância da ETEC como espaço para fomentar novas pesquisas e formar jovens que tenham como objetivo dar seguimento às boas práticas na área agrícola, essencial para o desenvolvimento.

O coordenador da Agrofeira, Flávio Wolmann, destacou o esforço para a organização do evento e disse esperar que a iniciativa novamente cumpra com o papel de apresentar novos estudos a respeito de alternativas para a produção primária.

O gerente regional da Emater, unidade de Ijuí, Carlos Turra, valorizou as atividades educacionais promovidas pela ETEC e pela Uergs, como fundamentais para a sucessão rural, tema bastante delicado e que cada vez mais precisa ser encarado pela região.

Representando a 21ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação), Maria de Lurdes Pedrolo, destacou as parcerias que possibilitam a realização da Agrofeira, fundamentais para o fortalecimento do espaço da ETEC, das atividades desenvolvidas pela Uergs e pelo CETREB – Centro Regional de Qualificação Profissional de Produtores de Bom Progresso.

Entre as demais lideranças que integraram a mesa oficial da abertura estiveram ainda o presidente da Amuceleiro, Roberto Bergmann, prefeito de Crissiumal; a diretora da ETEC Celeiro, Neiva Gessi Bergoli; o supervisor regional da Emater, João Schommer; o representante do Sistema Farsul/Senar, João Geraldo Bosa, presidente do Sindicato Rural de Campo Novo; o diretor da Uergs, Mastrângelo Lanzanova; o coordenador regional da Fetag, Luiz Paulo Arnt; e o coordenador regional da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Jucelar Berté.


A AGROFEIRA

A Agrofeira foi um evento idealizado pelos professores da área técnica em 2006, como forma de aproximar a escola de sua comunidade local e regional. Os trabalhos que vinham sendo desenvolvidos com a participação do quadro de professores, funcionários e alunos, merecia um olhar diferente da região, uma vez que havíamos conquistado uma escola profissionalizante em agropecuária e representamos uma alternativa para a formação Profissional tão necessária.
                               
Fazem parte deste evento, apresentação da Escola como um todo, sua estrutura física e suas Unidades Didático Pedagógicas com suas potencialidades e também necessidades, exposição de trabalhos teóricos e práticos dos alunos nas diversas disciplinas e/ou áreas do conhecimento, resgates culturais nas suas diversas abrangências, palestras e apresentações artísticas.
                               
O objetivo geral da AGROFEIRA é propiciar aos alunos da ETEC, demonstrar competências nas diversas áreas do conhecimento, constatando problemas existentes e possíveis de soluções para definir potencialidades locais e regionais, através de projetos de pesquisa teórica e prática, qualificando tecnologias para sustentabilidade do planeta.

XI AGROFEIRA: “Compartilhando Experiências, Socializando Saberes”

A Agrofeira é um evento que teve como objetivo geral promover a discussão, avaliação e socialização de saberes voltados à agricultura, à agroindústria e ao meio ambiente, buscando integrar o ensino, a pesquisa e a extensão. Para tanto, envolve diversas atividades pedagógicas, culturais, mostra de projetos de pesquisa, exposição e visitação das unidades experimentais e pedagógicas da escola agrícola ETEC e da área experimental da UERGS. Além disso, por meio da apresentação de painéis pelos professores da instituição e demais especialistas da área buscou-se tornar público e acessível os conhecimentos produzidos no meio acadêmico.

Dentre as atividades desenvolvidas, destacaram-se a realização do dia de campo, que permitiu uma maior aproximação com agricultores, bem como possibilitou aos jovens concluintes do ensino médio e técnico um maior conhecimento das atividades realizadas nos cursos de graduação da Uergs – Agronomia e Gestão Ambiental. Além disso, ao participar da organização da Agrofeira juntamente com outras entidades parceiras como a ETEC e Emater, contando com o apoio das Prefeituras de Três Passos e Bom Progresso, 21ªCRE, Embrapa, Senar e outras instituições regionais, procurou-se ampliar a interação de esforços em prol do desenvolvimento regional, ampliando o campo de construção de conhecimentos de todos os envolvidos. 

Nesse contexto, considerando que a Região Celeiro é essencialmente agrícola, os pressupostos teóricos do evento basearam-se na ciência da agroecologia. Por fim, o evento representou uma oportunidade de dar uma maior visibilidade para UERGS ao estar divulgando os trabalhos de pesquisa realizados na Unidade em Três Passos, além de estar possibilitando aos alunos a construção de conhecimentos durante a sua organização, elaboração e exposição dos trabalhos, contemplando assim o ensino, pesquisa e extensão de forma integrada.















Imagens de tema por luoman. Tecnologia do Blogger.