Alunos da Uergs Três Passos visitam áreas com sinais de desertificação em Manuel Viana
A turma da Agronomia 2016 da Uergs Unidade em Três Passos realizou, no dia 2 de dezembro de 2017, uma viagem de estudos para Manoel Viana - RS. A viagem tinha como objetivo a observação dos processos de arenização no sudoeste do Rio Grande do Sul pelo manejo inadequado dos solos. A viagem foi organizada pelos professores Marciel Redin e Mastrângello Enívar Lanzanova, para a disciplina de Agroclimatologia.
O processo de arenização consiste no empobrecimento dos solos em razão, principalmente, da retirada da vegetação. Trata-se de um fenômeno típico de solos arenosos em ambientes úmidos. Basicamente, esse problema ambiental é decorrente da retirada da vegetação, que faz com que os solos arenosos fiquem mais expostos aos agentes erosivo s – sobretudo a água das chuvas – o que acarreta na formação de bancos de areia.
Vale lembrar que a arenização, em alguns casos, pode ocorrer naturalmente. Na região do pampa gaúcho isso é, de certa forma, comum, em razão da baixa coesão das partículas do solo e da existência de uma vegetação menos densa. Assim, os processos erosivos são mais intensos sobre esses ambientes. Todavia, as atividades humanas relativas ao desmatamento para a agricultura e também a prática das queimadas fazem com que esse fenômeno se intensifique.
Desertificação ao longo da rodovia RS 241 |