Pesquisa de Comportamento de Consumo de Produtos Agropecuários em Foco
Uergs Três Passos
A atividade constituiu-se na elaboração de vídeos sobre pesquisa de mercado e comportamento de consumo de produtos agropecuários. Os vídeos foram realizados no segundo semestre de 2019 no componente curricular de Mercado e Comercialização de Produtos Agropecuários do Curso de Agronomia da UERGS unidade de Três Passos, coordenado pelo professor Marciel Redin. Em grupos, os alunos visitaram estabelecimentos comerciais, produtores rurais locais e entrevistas ao público em geral com o propósito de identificar a análise mercadológica de três produtos: 1) Análise da disponibilidade e interesse de consumo de produtos orgânicos/agroecológicos, 2) Análise da disponibilidade e interesse de consumo de carnes diferenciadas: ovelha, galinha caipira, peixes, entre outros, 3) Origem dos produtos hortifruti em Três Passos/RS. Posteriormente, em sala de aula foi realizada a exposição e debate dos vídeos.
Assim, de acordo com o professor Redin, a correta análise de mercados é fundamental para o sucesso na comercialização de produtos agropecuários, sobretudo de orgânicos e carnes. A adoção da metodologia de vídeos foi uma importante ferramenta no processo de ensino-aprendizado do conteúdo com excelente aceitação e aproveitamento pelos alunos, assim, atendendo uma forte tendência mundial da inclusão de tecnologia digitais na docência.
Texto e fotos: Prof. Dr. Marciel Redin