UERGS São Luiz Gonzaga realiza pesquisa sobre elaboração de cervejas estilo fruit beer
Unidade em São Luiz Gonzaga
Bolsista Lauren trabalhando no laboratorio da Uergs realizando atividades da pesquisa. |
A UERGS é uma Universidade comprometida com o avanço do conhecimento científico e tem como princípio norteador o desenvolvimento regional sustentável através da geração e da
difusão de conhecimentos e tecnologias capazes de contribuir para o crescimento econômico, social e cultural das diferentes regiões do Estado. As atividades relacionadas a aulas presenciais na Uergs continuam suspensas, mas os Projetos de Pesquisa aprovados pelo Edital PROPPG 01/2020, de acordo com as normas do Programa de Bolsas Apoio Acadêmico e de Pesquisa da UERGS – CNPq e FAPERGS, continuam em andamento seguindo todas as orientação do Comitê de Monitoramento e Orientações da Uergs para questões relacionadas à Covid-19 do COE- local e OMS.
O projeto de pesquisa intitulado “Elaboração de cervejas estilo fruit beer de alta fermentação, utilizando malte artesanal, cereja-do-rio-grande e guabiroba”, está sendo
desenvolvido no laboratório da UERGS São Luiz Gonzaga, observando todos os protocolos de segurança exigidos durante o período da pandemia COVID-19.
O projeto de pesquisa é coordenado pela professora Dra. Cláudia Hernandes Ogeda e conta com a participação de 2 bolsistas. É esperado dos Bolsistas: aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa e inovação, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.
Esta pesquisa precisou ter algumas modificações em virtude da COVID-19, sendo que são objetivos principais: produção de 2 cervejas estilo fruir beer, utilizando maltes de trigo e de cevada e as frutas nativas cereja-do-rio-grande e butiá, assim como análise físico-química das bebidas (pH, acidez total, teor alcoólico e fenólicos totais).
“É muito satisfatório trabalhar com a pesquisa e produção de bebidas, é uma das diversas áreas que a Agronomia nos permite. Essa parceria entre os cursos possibilita grande troca de conhecimentos”, enfatizou a bolsista Lauren N. Garcia Uhlmann, acadêmica do Curso de Agronomia.