O HUMOR: grande aliado do sucesso pessoal e profissional

O HUMOR: grande aliado do sucesso pessoal e profissional

        Em vez de colocar mais atenção no presente, no agora, muitas pessoas perdem grande parte do seu tempo localizados em um passado sofredor ou em um futuro angustiante, em vista disso tornam-se pessimistas e sofredoras. Além disso, há pessoas que também deixam de aproveitar seu tempo positivamente voltando seu olhar apenas para os aspectos negativos de si mesmas, das outras pessoas e das situações, tornando-se críticas e mal-humoradas. Com tal estado mental não é de se surpreender que gerem remorsos, mágoas, doenças, fracassos e outras mazelas causadas por este desconforto interior. Sem falar no mal-estar que criam para si e para todos que estão ao seu redor.


        Parei para refletir um pouco mais sobre os nossos estados mentais e sua influência no nosso sucesso pessoal e profissional ao ler o livro “Você é o humor que você tem”, de Rooselvelt Andolphato Tiago, publicado pela Solidum Editora. Realmente, não precisamos ir muito longe para constatarmos que a criatura humana é um oceano de sentimentos e sensações. Quando está se sentindo bem, consegue conviver melhor com todos e também apresenta um ótimo desempenho tanto em seus estudos quanto em qualquer outra atividade que venha a desenvolver em casa ou no trabalho. Assim, quanto mais aprendermos a lidar com nosso conteúdo interior, melhor qualidade de vida teremos, o que significa viver mais e melhor.

        Um grande aliado nesta busca pelo bem-estar, pelo sucesso pessoal e profissional, pode-se citar, sem sombra de dúvidas: o humor. Dentre todos os estados de ânimo, o humor faz toda a diferença positiva, influenciando todas as nossas ações e a nossa visão sobre a vida e o mundo. Alfred Montapert, autor de várias obras, dentre essas “A suprema filosofia do homem”, afirma que “O bom humor espalha mais felicidade que todas as riquezas do mundo. Vem do hábito de olhar para as coisas com esperança e de esperar o melhor e não o pior”.

        O humor se manifesta no sorriso, mas isso não significa que este se manifeste apenas por meio de sorrisos. Ele está relacionado aos nossos pensamentos e comportamentos que nos proporcionam ânimo e alegria de viver. Ao desenvolvermos a capacidade do bom humor, estamos desenvolvendo uma melhor condição de convivência conosco e com os outros, gerando outros elementos bem-humorados a nossa volta, pois a pessoa que possui um humor saudável, torna-se envolvente e cativante, com isso também se afasta da tão temida depressão.

        Atualmente, as estatísticas apontam para o fato de que existem mais de trezentos e cinquenta milhões de depressivos no mundo, o que corresponde a 5% da população, sendo que só no Brasil foram consumidas mais de 42,3 milhões de caixas de estabilizantes de humor em um só ano. Isso realmente nos preocupa, pois sem bom humor, todas as demais questões que envolvem a vida ficam sem significado, inúmeros problemas nos relacionamentos interpessoais são gerados e a existência torna-se mecânica.

        Se o maior desejo do ser humano é ser feliz, que este desejo represente o motor propulsor desta busca que deve ser empenhada contra as más tendências. Tanto em casa, quanto em nosso ambiente de trabalho. Manter o bom humor é tarefa de todos e sinal de inteligência. Na gentileza de nossas palavras, ações e expressões manifestamos quem somos. Adquirir um humor saudável é uma conquista que leva tempo e exige determinação constante, portanto cabe a cada um escolher o estado de ânimo que deseja viver. Comece por achar graça das coisas simples da vida e sinta-se grato pelo simples fato de estar vivo! Afinal de contas, viver com um humor que nos dê ânimo fará de nós uma ótima companhia não apenas para os outros, mas especialmente para nós mesmos!

sippert.luciane@gmail.com
Imagens de tema por luoman. Tecnologia do Blogger.