Saída a CORSAN auxilia acadêmicos a entenderem processos Físico-químicos da ETA

Na noite de quarta-feira (15) acadêmicos da turma de Gestão Ambiental 2014 fizeram uma visita técnica à Estação de Tratamento da CORSAN ( Companhia Riograndense de Saneamento ) da cidade de Três Passos. O técnico responsável Jair Pires mostrou aos alunos como é realizado o tratamento e os procedimentos utilizados para transformar a água bruta em água portável.
COMO OCORRE O PROCESSO DE TRATAMENTO?
Captação – Na captação ocorre o processo de separação de matéria orgânica de grande escala (galhos, folhas, etc.) por meio de uma tela de arrame na ponta do cano que capta a água do manancial. Ela funciona como uma espécie de filtro, onde impurezas maiores são impedidas de entrar para o sistema. Após a captação, a água segue por tubulações até a ETA (Estação de Tratamento de Água).
Floculação – Estágio onde a água recebe o sulfato de alumínio, substância capaz de formar flocos com as impurezas da água que serão facilmente eliminados na próxima etapa.
Decantação – Na decantação, os flocos de sujeira são mais densos do que a água, estes por sua vez, descem até o fundo do tanque e se depositam lá.
Filtração – Nesta fase a água passa por diversos estágios que a filtram, onde ocorre a retenção dos flocos menores. Após este estágio a água está limpa.

Após a desinfecção, a água deve conter um teor mínimo de cloro residual livre de 0,5 mg/L, sendo obrigatória a manutenção de, no mínimo, 0,2 mg/L em qualquer ponto da rede de distribuição, recomendando-se que a cloração seja realizada em pH inferior a 8,0 e tempo de contato mínimo de 30 minutos.” Art.18, PORTARIA 518

Estas três etapas são chamadas de clarificação. A água encontra-se limpa, porém, ainda não pode ser consumida. Para ser consumida ela necessita a desinfecção com cloro (retira os micro-organismos presentes) e a adição de flúor (serve para prevenção da cárie dentária). Após a desinfecção a água, já tratada, vai para um sistema de bombeamento, onde por meio de vias condutoras chega aos reservatórios, somente após chegar aos reservatórios ela é encaminhada as residências.
Para mais informações visite o site da CORSAN.
*****















Imagens de tema por luoman. Tecnologia do Blogger.