[ESPECIAL FORMANDOS] Adriani Pozzato compartilha suas experiências e temática do seu TCC
ESPECIAL FORMANDOS E SUAS EXPERIÊNCIAS
FORMANDOS DA TURMA DE BACHARELADO EM GESTÃO AMBIENTAL 2013 COMPARTILHAM SUAS EXPERIÊNCIAS E TEMÁTICAS DO TCC
FORMANDOS DA TURMA DE BACHARELADO EM GESTÃO AMBIENTAL 2013 COMPARTILHAM SUAS EXPERIÊNCIAS E TEMÁTICAS DO TCC
Esta matéria foi pensada para que houvesse a divulgação dos TCC's apresentados pelos acadêmicos (temática, objetivos gerais, alguns resultados e demais informações) e para que houvesse a interação com os demais acadêmicos, e que os formandos deixassem a sua mensagem final aos que ficam na universidade.
Desta forma, você acompanha abaixo o primeiro relato e a primeira formanda, a Adriani Pozzato.
Desta forma, você acompanha abaixo o primeiro relato e a primeira formanda, a Adriani Pozzato.
PASSIVOS AMBIENTAIS DOS RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO SUL DO BRASIL
Por Adriani Pozzato
A construção civil é uma das atividades que mais causam passivos ambientais, os impactos causados vão desde a extração da matéria-prima até a destinação final dos resíduos gerados. O crescimento populacional e imobiliário, traz junto de si a necessidade de medidas de controle e de deposição final adequadas dos resíduos da construção civil. Este trabalho tem como objetivo avaliar os passivos ambientais da construção civil no município de Três Passos, Rio Grande do Sul. Através da identificação dos locais de deposição incorreta dos resíduos, com auxílio de GPS, a posterior identificação em um mapa. A partir da documentação fotográfica, os resíduos encontrados nos locais foram qualificados. Foram identificados e mapeados, 36 pontos de deposição inadequada de resíduos da construção e demolição, no perímetro urbano de Três Passos. Os principais resíduos encontrados foram resíduos recicláveis, madeira, reboco e tijolo. A avaliação qualitativa mostrou que reboco e tijolo tiveram a mesma porcentagem no total, 17%. Uma das soluções mais usadas na região é a locação de caçambas de empresas prestadoras de serviços de transporte e deposição final de resíduos da construção civil. Outras sugestões propostas foram a redução, reutilização, reciclagem e a criação de pontos de entrega voluntária (PEV). Conclui-se que apesar de haver duas empresas prestadoras de serviços de recolhimento na cidade, o número de locais de deposição inadequada de resíduos da construção civil é alto.
Professores orientadores:
Orientador: Prof. Dr. Márlon de Castro Vasconcelos
Co-orientador: Prof. Me. Robson Evaldo Gehlen Bohrer.
1. O que achou da faculdade e qual a sensação de estar se formando?
Quando entrei na UERGS, logo no início começaram os rumores de fechamento da unidade. Foi nesse momento que percebi que além de uma universidade, ali existia uma família, onde professores, funcionários e alunos se mobilizavam para manter e fortificar a unidade de Três Passos.
A sensação de estar se formando é de dever cumprido, de gratidão aos excelentes professores que passaram seus conhecimentos durante esses quarto anos e meio.
2. Uma mensagem para quem está se formando.
Atrás de cada obstáculo existe uma recompensa. A sensação de estar se formando vale todo o esforço. Aproveitem cada segundo em sala de aula, se dediquem para conquistar seus objetivos.