[PROJETOS Unidade Três Passos] Referenciação Em Situações Interativas Na Escrita, Na Perspectiva Da Linguística Textual E Linguística Sistêmico Funcional – Ano 3
Título: Referenciação Em Situações
Interativas Na Escrita, Na Perspectiva Da Linguística Textual E Linguística
Sistêmico Funcional – Ano 3
tem como orientadora Dra. Luciane Sippert, contando também com a ajuda de professores
colaboradores, é fundamentado na Linguística Textual aliada à Linguística Sistêmico-
Funcional, volta-se para a produção escrita no Ensino Superior, a fim de observar como os
alunos constroem e organizam seus textos, bem como pensar alternativas metodológicas que
possam contribuir para a melhoria das qualidades discursivas de suas produções, tendo como
objetivo geral analisar o processo de letramento acadêmico dos alunos da Universidade
Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). É uma pesquisa de cunho qualitativo, caracterizada
como interpretativista, realizada a partir de revisão bibliográfica, e análise de textos de alunos
do Ensino Superior. Os resultados preliminares apontam para o fato de que a progressão
temática e a progressão referencial estão imbricadas, contribuindo assim para a construção da
progressão textual e de sentidos do texto. A progressão referencial é usada comumente como
base para o desenvolvimento de um Tema ou Temas. Já a progressão temática contribui com a
organização textual fornecendo continuidade referencial. No entanto, observa-se que estes
recursos são pouco explorados e precisam ser mais bem trabalhados com os alunos, a fim de
aprimorar esse conhecimento e colocá-lo em prática, para que possam evoluir em seus
trabalhos e desenvolver o letramento acadêmico.