Professora Da Uergs Desenvolve Pesquisa Em Conservação De Solo Em São Borja


A Professora Engª Agrª Rosicler Alonso Backes, lotada na unidade da Uergs em São Borja e docente da disciplina Fisiologia Vegetal no Curso de Agronomia da Unidade da Uergs em São Luiz Gonzaga está desenvolvendo um projeto de pesquisa na área de conservação de solo. A pesquisa que vem sendo conduzida na Fepagro cereais de São Borja, em um solo Nitossolo Vermelho, terá duração de três anos.

O experimento contempla espécies primavera/verão de plantas leguminosas como a Crotalaria juncea, Crotalaria spectabilis, Cajanus cajan, Mucuna pruriens, Canavalia ensiformes (crotalárias, guandú, mucuna cinza. feijão de porco), seguida da implantação da cultura do trigo e as espécies de inverno com plantas leguminosas Vicia sativa, Lupinus sp., Lotus corniculatus e a crucífera Brassica rapa (ervilhaca, tremoço, cornichão e nabo forrageiro), que após o ciclo será implantada a cultura do milho.

Nesse experimento serão avaliadas as espécies que contribuem no aporte de nutrientes do solo, e na ciclagem de nutrientes. Os resultados serão obtidos através de análises de solo, do rendimento das culturas em sucessão e da matéria seca produzida, explica Rosicler Backes. Destaca ainda que a proposta da pesquisa é mais do que atual, em função da busca por práticas relacionadas a sustentabilidade dos sistemas produtivos e a recuperação dos solos degradados. Propõem-se no projeto determinar alterações de fertilidade do solo pelas diferentes espécies de adubação verde que foram implantadas, e com isso determinar se houve aumento de rendimento das culturas em sucessão. Apostamos ainda em reduções da utilização de adubos químicos, buscando um modelo viável e sustentável de conservação de solos para as pequenas propriedades, destaca a Coordenadora da pesquisa.

O projeto conta com parcerias importantes para a realização do mesmo, destacando a Fepagro, o Laboratório Lassul, profissionais da área, bolsistas e acadêmicos voluntários. Destaca também o suporte que a Universidade oferece, através do programa de bolsa “Inicie UERGS” contribuindo para a formação científica e tecnológica dos estudantes de graduação e a participação da Instituição na comunidade, visando o desenvolvimento regional e sustentável.

Imagens de tema por luoman. Tecnologia do Blogger.