Uergs São Luiz Gonzaga finaliza mais uma edição do Curso de Capacitação em Boas Práticas de Fabricação de Produtos de Origem Animal
Na noite da última quinta-feira 18 de outubro, foi realizada a finalização do Curso de Capacitação vinculado ao Projeto de Extensão “Boas Práticas de Fabricação em agroindústrias e açougues do Município de São Luiz Gonzaga – RS”, sendo a parte teórica deste referido projeto. Na oportunidade estiveram presentes os responsáveis pelos órgãos sanitários do município, Alonso Duarte de Andrade, supervisor da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação da 17º regional; Solange Maria Siqueira da Silveira, médica veterinária responsável pelo Serviço de Inspeção Municipal de São Luiz Gonzaga, e Juliana Venquiarutti, Agente Fiscal Sanitarista da Vigilância Sanitária Municipal de São Luiz Gonzaga.
A reunião teve como objetivo proporcionar uma aproximação entre os órgãos responsáveis pela autorização, inspeção e fiscalização de produtos de origem animal no município e os produtores de derivados de carnes, visando à explanação das responsabilidades e atribuições de cada órgão, bem como esclarecimento de dúvidas dos participantes. Também participaram da atividade os acadêmicos do quarto semestre do curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos da Uergs – São Luiz Gonzaga, bem como professores e funcionários da instituição.
Nesta segunda edição, o curso que tem como principal objetivo promover a qualificação de manipuladores de alimentos que atuam em estabelecimentos que elaboram produtos de origem animal, bem como gerentes e proprietários dos mesmos, contou com a participação de vinte e seis inscritos.
Conforme a coordenadora do curso, Professora Dra. Fernanda Leal Leães, encerradas as vinte horas referentes aos conteúdos teóricos, segue-se a parte prática do projeto, na qual serão elaborados os Manuais de Boas Práticas de Fabricação em conjunto com os estabelecimentos participantes e seus respectivos responsáveis técnicos. O Manual é um documento exigido por lei onde são descritas as atividades e procedimentos que as empresas que produzam, manipulam, transportam, armazenam e/ou comercializam alimentos, adotam para garantir que os alimentos produzidos tenham segurança e qualidade sanitária aos seus consumidores e para atender a legislação sanitária vigente.