UNIDADE DA UERGS EM SÃO LUIZ GONZAGA REALIZOU A 2° EDIÇÃO DO CURSO MESTRE CERVEJEIRO CASEIRO
No dia 14 de abril de 2018, na
unidade da Uergs em São Luiz Gonzaga ocorreu a segunda edição do Curso de Extensão:
MESTRE CERVEJEIRO CASEIRO. A
atividade foi ministrada pela Professora Dra. Cláudia Hernandes Ogeda.
O
curso teórico- pratico contou com a participação de 15 inscritos, que puderam
acompanhar as etapas da produção da cerveja artesanal, com uma parte teórica
seguida da pratica que compreendeu as etapas: moagem do malte, seguida das
etapas de brassagem (preparo do mosto), filtragem, fervura e lupulagem,
resfriamento, fermentação e engarrafamento. Além do curso, os acadêmicos
realizaram um almoço para os presentes, já que as atividades estenderam-se durante
todo o dia. Durante este almoço foram degustadas as cervejas dos estilos Blonde
Ale e American India Pale Ale, preparadas pela professora e alunos bolsistas
voluntários do Curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos.
Durante
o curso, foram produzidos 23 litros de cerveja estilo International Pale Lager
(semelhante à cerveja da marca Heineken). Devido à necessidade de os alunos
aprenderem a preparar o primming no
momento do engarrafamento (etapa em que ocorre a fermentação secundaria,
responsável pela carbonatação natural da cerveja), os alunos engarrafaram 23
litros do estilo Blonde Ale com mel e camomila (receita de autoria da
professora), que haviam sido elaborados anteriormente pela professora e pelos
alunos bolsistas voluntários.
Estas atividades de extensão são possíveis devido a
Unidade da Uergs em São Luiz Gonzaga ter, dentre seus cursos, o Curso de
Ciência e Tecnologia de Alimentos, cujos profissionais são capacitados para atuar na cadeia produtiva de
alimentos visando atender as demandas locais e regionais. Os principais locais de atuação são a
indústria de alimentos, o controle da qualidade da matéria prima agropecuária,
a conservação e processamento de produtos de origem vegetal e animal; a pesquisa
e desenvolvimento de novos produtos, processos e tecnologias a partir de
análises de tendências do mercado consumidor; entre outros.