Unidade da Uergs – São Luiz Gonzaga participou do 6º SIEPEX em Bagé
Com a presença de mais de 1,2 mil participantes, a Uergs realizou mais uma edição do Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepex). O 6º Siepex ocorreu na Uergs em Bagé, de 19 a 21 de outubro. Junto ao Salão, ocorreram a 2ª Jornada de Pós-Graduação e o 1º Seminário Estadual sobre Territorialidade do RS.
Estudantes, professores e funcionários das 24 Unidades da Uergs e de outras Instituições de Ensino Superior (IES) participaram deste evento.Ao longo dos três dias, foram realizadas apresentações orais de 622 trabalhos de estudantes de graduação e pós-graduação da Uergs e de outras IES, além de palestras e mesas-redondas. Também foram realizados minicursos, visitas técnicas, atividades culturais e lançamentos de livros de professores e funcionários da Uergs.
Para a edição de Bagé, a Uergs ampliou as parcerias institucionais e conta com o apoio da Prefeitura Municipal, Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Universidade da Região da Campanha (Urcamp), Embrapa Pecuária Sul, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Vinícola Batalha.
A abertura oficial ocorreu no ginásio da Escola Auxiliadora, reunindo professores, funcionários e estudantes da Uergs e de outras Instituições de Ensino Superior (IES). A mesa de autoridades contou com a presença do prefeito municipal, Dudu Colombo, da reitora da Uergs, Arisa Araujo da Luz, da vice-reitora, Eliane Kolchinski, do presidente do evento, o pró-reitor de Extensão Ernane Pfüller, do diretor do Campus Regional 6, Anor Aluizio Guedes, da coordenadora local do evento, professora Veronice da Silva, do chefe da Unidade, Juliano Machado, e do presidente do Diretório Acadêmico da Uergs em Bagé, Luan Oliveira. Também prestigiaram a cerimônia o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uergs, Clódis Andrades Filho, a presidente da Associação dos Docentes da Uergs (Aduergs), Ana Maria Accorsi e os diretores regionais Vinicius Curcio (Campus 1), Fabrício Soares (Campus 3), Mastrângello Enivar Lanzanova (Campus 4), Benjamin Osório Filho (Campus 5) e Taís Scaglioni (Campus 7).
Arisa Araujo da Luz, atual reitora da Universidade lembrou que o 6º siepex está sendo possível graças ao apoio incondicional da Prefeitura Municipal de Bagé, da Câmara Municipal de Vereadores e das demais instituições parceiras. A reitora também fez um agradecimento a todos os professores, funcionários e estudantes que se envolveram nas comissões criadas para a realização deste evento. “Colegas e discentes de Bagé, não há palavras que expressem o nosso agradecimento por tudo o que vocês fizeram”, disse.
Um dos destaques da programação foi a palestra sobre Michael Foucault na Pesquisa em Educação, ministrada pelo professor Alfredo Veiga-Neto, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), na quinta-feira (20). O palestrante coordena o Grupo de Pesquisa em Currículo e Contemporaneidade (GPCC/Ufrgs) e integra o Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão (Gepi/Unisinos/CNPq). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, estudos foucaultianos, crítica pós-estruturalista e interdisciplinaridade.
A Unidade da Uergs em São Luiz Gonzaga esteve presente no evento com a participação de seus professores e uma comitiva de 45 acadêmicos de graduação e pós-graduação que apresentaram trabalhos, e participam de oficinas e minicursos sobre diversos temas.
O 6º Siepex da Uergs foi encerrado na sexta-feira (21) com a plenária para a escolha da nova sede, que será a Unidade em Tapes, e a entrega das menções honrosas e premiação dos destaques. Ao longo dos três dias foram apresentados trabalhos de forma oral, dos quais cinco receberam destaques, por área: Ciências Humanas, Ciências Exatas e Engenharias, Ciências da Vida e Meio Ambiente, Ensino e Extensão.Foi entregue uma menção honrosa por sala onde houve apresentação, totalizando 34 menções recebidas pelos estudantes que obtiveram a melhor nota, por área.
De acordo com a coordenadora da Comissão Científica do 6º Siepex e coordenadora de Pesquisa da Uergs, Erli Costa, a qualidade dos resumos vem aumentando a cada ano, o que demonstra o crescimento da qualidade das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão de toda a Universidade. O 6º siepex também recebeu resumos de estudantes de outras universidades. Foram 47 resumos externos de graduação, o que representa 10%, e 23 de pós-graduação, o que representa 30% nesta modalidade. “Receber trabalhos externos colabora para a qualidade da formação dos alunos a para a qualificação dos trabalhos que apresentamos, porque atravessamos as fronteias da nossa instituição, o que nos enriquece e proporciona a outras instituições o conhecimento sobre nosso trabalho”, destacou Erli.
O presidente do 6º Siepex agradeceu aos parceiros desta edição e, especialmente, aos coordenadores das comissões e estudantes que se engajaram na organização em Bagé. “É emocionante ver a parceria, o engajamento dos nossos alunos aqui em Bagé, porque representam toda essa força, essa vontade de suplantar as fronteiras que nos são impostas ao crescimento. Nós estamos de parabéns por termos esses alunos conosco e esperamos q esse evento seja um propulsor para que outras fronteiras possam ser suplantadas”, destacou Pfüller.